Início » Aplicativos e Software » Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]

Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]

Pagamento por aproximação é seguro e ajuda a não ter contato físico com o caixa ou a máquina de cartão; conheça algumas opções

Lucas Lima Por
TB Responde

Você já arrisca sair de casa sem a carteira? Dependendo do estabelecimento que vou, não levo nada além do celular — que contém os cartões e a CNH digitais. Além de ser seguro e rápido, o pagamento por aproximação (contactless) ajuda a evitar o contato físico com o cobrador ou com a máquina do cartão — é o método recomendado pela OMS para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). Conheça algumas formas de pagar por aproximação.

Google / Google Pay / pagamento por aproximação

1. Google Pay

O método de pagamento por aproximação do Google usa a tecnologia NFC presente em smartphones Android para funcionar. Após cadastrar o cartão no aplicativo, já é possível realizar os pagamentos sem o cartão físico, apenas desbloqueando o telefone.

2. Apple Pay

A solução para usuários de iPhone é usar o Apple Pay. A fabricante foi a primeira a implementar a modalidade nos telefones, desde o iPhone 6, de 2014, mas demorou para lançar de vez no Brasil. O funcionamento é o mesmo que no Google Pay: cadastre o cartão, ative e comece usar.

Itaú - Apple Pay / pagamento por aproximação (contactless)

3. Samsung Pay

A Samsung tem duas formas para pagamento por aproximação: a primeira é que usa a tecnologia NFC, enquanto a segunda é chamada de MST (transmissão magnética segura).

Esse método alternativo simula a tarja de um cartão magnético e não exige que o terminal ou máquina de cartão estejam habilitados com NFC para funcionar. Portanto, é mais abrangente.

4. Cartões habilitados

Ainda que não tenha o celular para usar uma das carteiras digitais acima, alguns cartões já contam com o chip de NFC embutido. Como exemplos cito os cartões do Nubank e C6 Bank. Talvez seja necessário ativar o recurso nas configurações do aplicativo.

Cartão C6 Carbon

Para saber se seu cartão suporta o NFC, basta observar o símbolo da tecnologia impresso em algum dos lados.

Como saber se posso usar o pagamento por aproximação?

Para usar o pagamento por aproximação é preciso considerar três pontos:

  1. Se o celular tem suporte à tecnologia NFC (ou MST também para aparelhos da Samsung). Nos dispositivos Android, é comum que o chip venha apenas em aparelhos mais caros;
  2. Verificar se o cartão é aceito em uma das carteiras (Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay). É necessário que a emissora do cartão tenha contrato com a fabricante do celular para fornecer suporte ao pagamento por aproximação;
  3. Encontrar terminal com suporte ao NFC (exceto tecnologia MST da Samsung): para usar o pagamento por aproximação, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.

NFC / Apple Pay / Pagamento por aproximação

5. Métodos alternativos: pagamento com QR Code

Outra maneira de conseguir pagar sem gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.

Diversos bancos e carteiras digitais aderiram a esta modalidade, como uma alternativa ao pagamento por aproximação: PicPay, Iti do Itaú, Mercado Pago, banco Next, Ame Digital (para Lojas Americanas), iFood, Rappi, entre outros.

Itaú Iti e maquininha da Rede

A solução consiste em usar a câmera do celular para escanear um o código QR de um estabelecimento e assim pagar sem encostar na máquina ou entregar seu cartão para algum atendente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Rogerio.Neves

Uso o Samsung Pay e ele tem um limite de valor da compra, acredito. Se atingir esse limite, você tem que digitar a senha na máquina de qualquer jeito.

Lucas Monteiro (@lucasmonteiro)

Se o pagamento é por aproximação, está óbvio que não existe contato físico, não? HAHAHA Título redundante.

Lucas Lima (@lucaslima)

“E” sem contato físico, no sentido de adição, citando outras opções além do NFC.

Gigo CAP (@GigoCAP)

A maioria das compras contactless são assim, se não todas. O valor pro Samsung Pay e pro cartão da Nu, ao menos, é de R$50,00.

Breno (@bbcbreno)

Se o pagamento é por aproximação, está óbvio que não existe contato físico, não? HAHAHA Título redundante.

Mas aí q tá, as empresas usam o termo contactless quando querem falar do NFC… mas na prática vc tem q encostar, já q por segurança a tecnologia só funciona quando praticamente encosta um dispositivo no outro.

Atualmente o método mais “contactless” possível seria o QR Code.

Breno (@bbcbreno)

@lucaslima acho q faltou um sem aqui na parte 5 do post:
“Outra maneira de conseguir pagar gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.”

Vítor Gomes (@vctgomes)

Na verdade isso acontece somente naquelas máquinas ligadas ao caixa (q dependem de softwares terríveis pra funcionar). As máquinas sem fio n tem esse limite e vc pode pagar qualquer valor sem digitar senha.

Lucas Lima (@lucaslima)

Opa, valeu. Faltou sim

Vítor Gomes (@vctgomes)

Mas a distância é até considerável. Com pelo menos uns 10cm já vai sem problemas.

Tiago Paludo (@Tiago_Paludo)

Como se alguma dessas opções funcionasse com cartão de débito. Nem o aplicativo do próprio banco do brasil habilita a função sem o cartão ser crédito.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Na vdd funciona. Só tem de ver com o banco antes.

@Rogerio.Neves

Samsung Pay funciona com débito também. Basta verificar a lista de banco.

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

Na teoria, o limite de R$ 50 para pagamento por aproximação sem senha vale para todos os meios de pagamento por aproximação (Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, app do banco, pulseira, adesivo, o próprio cartão…).

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

As três principais carteiras têm suporte a débito (inclusive em cartões do BB - Visa Electron no Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay; Elo débito no Google Pay e Apple Pay).

Exibir mais comentários