O que é a técnica Pomodoro Timer? [25 minutos]

Pomodoro Timer divide tarefas em intervalos de tempo para maximizar a produtividade; saiba o que é e como usá-lo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 1 ano
Pomodoro Timer (Foto: Luca Mascaro/Flickr)

Alcançar o foco absoluto pode não ser tarefa simples – especialmente em home office. Ainda assim, há diversos métodos para manter a atenção plena, como o Pomodoro Timer, que ajuda a manter a concentração sem precisar recorrer a práticas muito avançadas. Saiba o que é a técnica Pomodoro e descubra como usá-la a seguir.

O que é a técnica Pomodoro Timer?

O Pomodoro Timer não é um método de gerenciamento de tempo e produtividade recente, tampouco uma técnica que só pode ser utilizada com celulares e computadores.

A técnica Pomodoro vem de lá dos anos 1980. Desenvolvida por Francesco Cirillo, o método é cíclico e consiste em separar as tarefas em pequenos intervalos de tempo, de 25 minutos, que podem ser chamados de “Pomodoros”.

Pausas também são previstas entre os intervalos de tempo. Ou seja, depois de cada 25 minutos separados, é preciso tirar um momento para relaxar e respirar um pouco, antes de retomar as atividades.

O método pode ser aplicado tanto no trabalho quanto no estudo para aumentar a concentração. A técnica também maximiza o tempo e a eficiência, e ajuda até mesmo a evitar atrasos e a obedecer prazos.

Pomodoro Timer

Como usar o Pomodoro Timer?

O método Pomodoro não requer muitos aparatos, aplicativos ou soluções extremamente tecnológicas para ser utilizada. Como falamos anteriormente, ela não é nova, e muito menos depende de dispositivos “smart” para funcionar.

Você só precisa de dois itens: um cronômetro e disciplina para obedecer os Pomodoros (períodos de 25 minutos) e as pausas.

Saiba como usar o Pomodoro Timer:

  1. Pegue um cronômetro e marque 25 minutos;
  2. Foque somente em uma atividade durante esse período;
  3. Ao concluir o tempo, tire uma pausa curta, de pelo menos 5 minutos;
  4. Repita o processo quatro vezes;
  5. Ao completar o ciclo, tire uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

Agora, você deve repetir esse processo inteiro até concluir suas atividades. Afinal, a técnica é cíclica.

Vale lembrar que as pausas devem sempre ser desassociadas do seu trabalho. Ou seja, aproveite o momento para tomar café, andar um pouco, esticar o corpo… ou, simplesmente, fazer nada e descansar.

Foto por tookapic/Pixabay

Pomodoro Timer pelo celular e computador

O cronômetro é o método “raiz” para utilizar o método Pomodoro. Mas este não é o único meio de utilizar a técnica.

Você também pode utilizar sites ou apps, seja pelo computador ou celular, para controlar o tempo.

Um exemplo é o TomatoTime (tomato-timer.com). O site oferece o Pomodoro Timer pelo navegador, e evita a necessidade de instalar apps. Ele ainda notifica toda vez que o contador expira.

Há, também, alternativas que vão além da técnica Pomodoro, como o Forest. O app, disponível para Android e iOS (iPhone e iPad), não só ajuda a aumentar o foco, mas também planta árvores toda vez que você cumpre o tempo.

Com informações: Francesco Cirillo, Life Hacker e Trello

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Técnica pomodoro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados