Início » Aplicativos e Software » Apple compra app Dark Sky e encerra versão para Android

Apple compra app Dark Sky e encerra versão para Android

Dark Sky para Android e site serão descontinuados em 1º de julho de 2020 depois de ser comprado pela Apple

Bruno Gall De Blasi Por

A Apple comprou o app de previsão do tempo Dark Sky. Mas essa transação pode não ser uma boa notícia para quem não usa iPhone, iPad e Apple Watch, já que o aplicativo para Android e o site serão descontinuados nos próximos meses.

Dark Sky para iOS (Foto: Reprodução/Mac Rumors)

O Dark Sky é um dos primeiros aplicativos a trazer a previsão do tempo com base na localização precisa do usuário. E agora ele pode ser incorporado aos sistemas da Apple, como fonte de dados para dados meteorológicos.

A aquisição, porém, pode desagradar usuários do app para Android. De acordo com os desenvolvedores, não é mais possível baixar o Dark Sky pela Google Play Store. Além disso, o aplicativo será mantido somente até 1º de julho de 2020.

O mesmo destino é conferido às previsões do tempo e mapas do site, que serão mantidos até a mesma data. A API, por sua vez, permanecerá ativa até o fim de 2021 para dar suporte aos apps existentes, mas não receberá mais inscrições.

O único serviço que continuará intacto é o aplicativo para iOS. O app continua à venda na App Store para iPhone, iPad e Apple Watch por US$ 3,99 (cerca de R$ 20) e receberá atualizações normalmente.

Com informações: Dark Sky (Blog), TechCrunch e MacRumors

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno (@bbcbreno)

Ela tá tirando do mundo a melhor API de clima, sei lá quantos apps/serviços no mercado utilizam isto e terão que procurar outra alternativa (provavelmente inferior!).

Detesto essa atitude da Apple. Ela criar seus produtos e mantê-los fechados é OK, concordo. Mas comprar produtos do mercado disponível pra todos e isolá-los em seu mundinho é foda, viu!

Que ela compre, faça uso da tecnologia incorporando em seus sistemas, mas mantenha uma versão decente de como era no mercado. Ela faz isso com tudo q ela compra! Provavelmente o produto q ela comprou q mais impactou a comunidade antes do Dark Sky foi o TestFlight.

Em contrapartida, a Google compra os serviços e costuma manter a versão de iOS e, inclusive, mantém atualizado.

Léo (@leo_oliveira)

Pelo menos o Shazam eles mantiveram no Android

Breno (@bbcbreno)

Sim, enquanto continuar dando lucro, pq n? Tá chovendo de posts nas internets de pessoas procurando alternas pro app.

Agora tocando em assunto, isso é mercado, sempre existem empresas que compram outra pra conseguir patentes/tecnologia e tem algumas que compram pra que o serviço não fique mais no ar.

Sei que isso é mercado e cada empresa age de um jeito. A Apple tá errada? Não! Eu só não acho isso legal. Não tô falando pra ela fazer caridade, ela poderia manter o canal aberto, até pq, já era lucrativo (se n fosse, ela n iria querer relar a mão). Maaaas… essa é a estratégia dela, uma pena. =/

Algo que a Google costuma fazer é sempre muito louvável. Firebase é o melhor exemplo dela, ela comprou, abriu ainda mais, melhorou a tecnologia e hoje é referência mundial (e n é barato, viu!).

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Mesmo com o crescimento do Apple Music e outros serviços oferecidos pela Apple, estes só representam cerca de 14% da receita total da empresa. O iPhone ainda é o responsável por mais da metade do dinheiro da empresa, enquanto os demais produtos juntos compõem o restante da fatia.

E sim, a Apple oferece serviços em outras plataformas, mas não todos. O Apple Music e o Apple TV+ é algo que faz sentido ter em outros lugares, já que a Apple não tem uma televisão e nem todo mundo tem uma Apple TV em casa. A mesma coisa com o iPhone, pois você pode assinar o Apple Music nele mas teu computador pode ser um PC com Windows.

O que ela considera que pode ser um diferencial, como é o caso do iMessage e o do FaceTime (lá fora tem muita gente que compra iPhone só pra poder usar iMessage), a Apple deixa como exclusivo para vender mais hardware.