A Amazon anunciou nessa quinta-feira que o Kindle passaria por uma repaginada: está menor, mais leve, mais rápido, com teclado ligeiramente diferente. Imediatamente Jeff Bezos, o legendário fundador da empresa, foi procurado para comentar o novo lançamento. Entre outras declarações ao jornal USA Today, Bezos disse que adicionar animações a um livro não o torna melhor.

Leia | Amazon lança Kindle 3

Confira abaixo as repostas mais interessantes que o executivo – atualmente ele é CEO da Amazon – deu.

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon (Divulgação)

USA Today: Por que não adicionar multimídia aos e-books?

Bezos: (…) No caso de um livro físico, você não nota as costuras e a cola e o papel e tinta. Tudo isso desaparece. Nós estamos sempre tentando fazer com que o Kindle saia do caminho.

Se é um livro sobre história da música, ter uma canção que as pessoas podem reproduzir em certas parte do livro pode ser útil. Talvez livros-texto de biologia possam tirar proveito de certas animações. Você não vai tornar Hemingway melhor se adicionar animações.

USA Today: Por que vocês não adicionaram touchscreen?

Bezos: Seria muito fácil adicionar touchscreen. Na verdade, a Sony fez isso. Nós não queremos comprometer a experiência de leitura. A tecnologia de touchscreen capacitiva de hoje é uma camada extra acima da superfície do visor e aumenta o brilho.

USA Today: E quanto a um Kindle com tela colorida?

Bezos: Se fosse possível adicionar cor sem comprometer a leitura, ótimo. Mas cor não está pronto para a grande estreia.

Um visor de LCD (colorido) tem vários comprometimentos: de repente, você não pode ler fora de casa, e as pessoas gostam de ler fora de casa. De repente, é preciso se preocupar com a bateria. Para muitas pessoas, sessões de leitura prolongadas em um visor de LCD causam cansaço visual. Há várias razões para que você queira um visor como o do Kindle.

Para ler a entrevista completa (em inglês), vá ao USA Today.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luciano Vieira
Claro que tem! Tá certo que o iPad é multifocal, mas o e-reader é "só" um dos principais focos dele! Tanto que foi junto com ele que veio a iBooks Store... Se isso não for foco, eu vim de Marte...
Hernani
iPad Kindle Focos diferentes, ou o iPad tem como foco ser um e-reader?
@bruno_gall
Verdade
Web Dicas
Só poderia ter vindo de um macfag esse comentário..
Web Dicas
#fato!
Mr. Óbvio
Conteúdo acima de tudo. Para fins didáticos poderia ser uma boa mesmo as animações. Bezos foi bastante lúcido na sua declaração. +1 para ele.
Luciano Vieira
Eu concordo com o fundador da Amazon. Mas continuo preferindo comprar um iPad ao Kindle...
Alexandre
Tudo tem segmentacao e foco. Se voce poe animacoes em um romance feminino, nao rola. Mas livros infantis, pode rolar, desde que nao excite a crianca pois livros sao lidos antes de dormir. O foco do Kindle está certinho, é um diferencial competitivo frente ao ipad por exemplo, que é mais caro, mais colorido, conecta net/wi-fi, e por acaso, dá pra ler livros nele, mas ele nao é um leitor de livros digitais, convenhamos.
Marcos
Desculpe, mas falar que o fundador da Amazon não tem visão é um pouco de falta de visão...
Marcos
Acho que animações deixará o livro muito parecido com um filme, ser quer animações assista a um filme.
@brenocs
Como ele mesmo deu a entender: a animação poder dar certo em alguns pontos, mas ainda é uma verdade que livros como O Velho e O Mar (Hemingway), não precisam de uma animação para ficarem melhores. Afirmar isso é o mesmo que dizer: "livros ilustrados são melhores"
Kadu
Pelo que vejo, na cabeça de Jeff Bezos em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR vem o conforto ao ler. Todos os recursos passam por um quesito: "vai comprometer a leitura do livro?". Achei isso muito interessante! Mostra comprometimento.
@Cacovsky
Às vezes posicionamentos assim causam estranhamento, mas eu acredito que é importante saber valorizar as especificidades do seu público-alvo. A preocupação é, claramente, com a experiência da leitura.
@abcdariu
Acredito que faça exatamente o contrário na imaginação, por poupar a criança de imaginar algo. Ela já estaria vendo o que em um livro comum se imagina.
kylefurtado
Concordo que seria excelente para as crianças, o problema é que isso deveria ser opcional sabe, uma versão colorida e outra não.
Exibir mais comentários