Como fazer o Google Assistente ler uma notícia ou um livro para você

Saiba como fazer o Google Assistente ler uma notícia ou um livro para você em voz alta e ouça usando os seus fones de ouvido

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer o Google Assistant ler uma notícia ou um livro para você

Se você está buscando uma solução para transformar um livro por escrito em um audiolivro, esta é a dica. Também pode ser uma boa alternativa se você está com a famosa “vista cansada” e não aguenta mais encarar telas. Funciona com notícias, posts de blogs e, também, livros. Em vez de ler, você pode pedir para IA do Google fazer isso. 

Há um recurso simples que permite ao Google Assistente ler conteúdo em formato longo baseado em texto — o que, na prática, “transforma a leitura em um podcast“.

Desde de março de 2020, com o Google Assistente, o navegador pode ler artigos da Web em voz alta. Basta dizer: “Ok, Google, leia-o” ou “Ok, Google, leia esta página”, e o Assistente lerá imediatamente em voz alta o conteúdo da página atual no Android.

Para ajudá-lo a acompanhar o texto escrito, seu navegador rolará automaticamente a página e destacará as palavras à medida que forem lidas. Você também pode alterar a velocidade de leitura e escolher várias vozes. O recurso vai chegar aos poucos a todos.

Como fazer o Google Assistente ler para você

  1. Cheque se você tem o Google Assistente instalado no Android;
  2. Abra o Google Chrome e carregue um conteúdo que você deseja ler/ouvir;
  3. Agora convoque o Assistente com as palavras mágicas “Ok, Google”.
  4. Depois de ver o Assistente na parte inferior da tela, diga “leia esta página”;

Se o conteúdo original no site não estiver no seu idioma nativo, o Google Assistente poderá acionar seu navegador para ler em voz alta em até 42 idiomas. Você pode usar o menu de tradução para selecionar o idioma desejado e todas as páginas serão automaticamente traduzidas e lidas nesse idioma (o seu), se assim você desejar.

Os sites não precisam fazer nada de especial para ativar essa funcionalidade. Os webmasters que preferem não usar esse recurso podem usar a tag nopagereadaloud.

Com informações: Google

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Assistente na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados