Início » Internet » Fora do ar: WhatsApp, Instagram e Facebook estão instáveis nesta quarta-feira (1º)

Fora do ar: WhatsApp, Instagram e Facebook estão instáveis nesta quarta-feira (1º)

WhatsApp, Facebook e Instagram caíram para usuários no Brasil e nas Américas

Paulo Higa Por

Não é problema só com a sua conexão à internet: os principais aplicativos do Facebook, incluindo o Instagram e o WhatsApp, estão apresentando instabilidades desde o fim da tarde desta quarta-feira (1º). Por volta das 18 horas, os três serviços tiveram picos de reclamações de quedas de usuários em todo o Brasil e em partes das Américas.

WhatsApp no iPhone

O WhatsApp e o Instagram figuram nos trending topics do Twitter, com numerosos relatos de falhas de conexão para enviar ou receber áudios, fotos e vídeos pelo aplicativo de mensagens. Em determinadas operadoras, também não é possível visualizar imagens no Instagram.

No Downdetector, que monitora quedas de serviços pelo mundo, as reclamações estão concentradas no Brasil e na América Latina, mas também há relatos de quedas do Facebook, Instagram e WhatsApp na Europa. Apesar disso, o site do Facebook para desenvolvedores, que exibe o status da plataforma em tempo real, não indica nenhum aumento nos tempos de resposta ou quantidade de erros nas últimas 24 horas.

Queda do WhatsApp no Brasil

A instabilidade acontece em meio ao aumento de tráfego na internet devido à pandemia de coronavírus, que fez as pessoas se isolarem em suas casas e elevou o uso de redes sociais e aplicativos de comunicação. Nos últimos dias, os pontos de troca de tráfego (PTTs) nacionais atingiram constantemente a marca recorde de 10 terabits por segundo durante as tardes.

O Tecnoblog entrou em contato com o Facebook para obter informações sobre a instabilidade. Às 19h05, a empresa emitiu o seguinte comunicado: “Hoje mais cedo, algumas pessoas podem ter tido problemas para visualizar imagens em nossos aplicativos devido a um erro de rede. Essa questão foi resolvida e os aplicativos estão funcionando normalmente”.

Atualizado às 19h06.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Orley Tadeu de Lima (@orley_sc)

Eu tava pensando nisso esses dias… Faz tempo que não se tem notícias de um ataque DDoS, né? Será que as empresas de IoT arrumaram seus protocolos de segurança finalmente? Ou o pessoal tá só deboas mesmo?
Um ataque desses junto com os picos de uso que andam tendo podia causar um estrago grande por aí, não?

@wellerstz

a mensagem estava demorando para ser enviada, mas pensei que fosse minha internet

tb não consegui abrir um documento que uma amiga tinha enviado, aí tive que apelar pro e-mail

Vandão (@vandox)

Demorou ainda. Achei que cairia mais rápidamente.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Eu e mais alguns colegas estavam debatendo sobre um exercício qnd do nada meu celular parou de baixar áudios.

Pensei ser a internet, bug na versão beta e tudo mais