Resultado de exame de coronavírus vai chegar via app do SUS

Aplicativo do SUS, Coronavírus - SUS irá mostrar o resultado de exame diretamente pelo celular

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Coronavírus

O Coronavírus – SUS, app oficial do Ministério da Saúde para auxiliar no combate e prevenção à COVID-19, passará a entregar o resultado de exame de coronavírus diretamente pelo celular. A nova função do aplicativo será disponibilizada aos usuários em breve.

O recurso que enviará o resultado de exame chegará ao aplicativo nas próximas semanas. A função, de acordo com o Mobile Time, permitirá que pacientes saibam se testaram positivo ou não para a COVID-19 diretamente pelo celular.

O app também recebeu atualizações nesta semana. Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus – SUS agora possui suporte ao envio de notificações para emitir alertas e mensagens sobre a pandemia diretamente pelo aplicativo.

Para ter acesso à novidade, é preciso atualizar o aplicativo pela Google Play Store (Android) ou App Store (iOS).

Outra novidade apresentada pelo Ministério da Saúde é um robô que fará um “censo” do coronavírus via telefone. O bot do TeleSUS será responsável por disparar ligações para coletar informações sobre a doença no Brasil e acompanhar pacientes, segundo o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta:

“Fizemos um algoritmo que faz disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros. Esses disparos estão ligados em um grande data center, que irá nos ajudar a antecipar o nome das pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem”, diz.

Funciona assim: o sistema realizará um telefonema. Ao atender, o robô irá perguntar se é possível falar no momento. Em caso de resposta positiva, o bot irá apresentar um questionário sobre o estado de saúde da pessoa e levar informações úteis para se prevenir.

Ainda de acordo com o ministro, o sistema utiliza recursos de inteligência artificial e irá auxiliar no monitoramento de pacientes sem que precisem sair de casa durante a pandemia.

O Ministério da Saúde também reforçou que as ligações serão realizadas somente pelo número 136, do Disque Saúde. Em outras palavras: para evitar golpes e trotes, sempre verifique o identificador de chamadas antes de fornecer qualquer informação.

Com informações: Ministério da Saúde e Mobile Time

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados