Twitter Inc. exige controle do domínio do blog Twitter Brasil

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 21:24

Proteger sua marca na Internet é algo extremamente difícil de se fazer. Existem até empresas especialistas em monitorar marcas, descobrir o que estão falando dela, se alguém está fazendo mal uso, esse tipo de informação. Uma das companhias interessadas em proteger sua marca é o Twitter Inc., criadora e operadora do Twitter. Mas ela pode ter ido um pouco além do necessário em relação ao blog Twitter Brasil.

Segundo Raquel Camargo, criadora do blog, o setor jurídico do Twitter Inc. entrou em contato com ela exigindo que o Twitter Brasil mude o design, altere as imagens usadas no template e entregue o domínio TwitterBrasil.org para a empresa, sob ameaça de abrir um processo judicial contra a blogueira. Isso surpreendeu Raquel, que exibiu no post um email enviado ao próprio Twitter Inc. avisando da criação do blog e perguntando se haveria algum problema. A resposta na época foi de que o blog “parecia ser algo muiti útil” e eles não se opuseram à ele.

O design e nome do blog já foram alterados, ele agora se chama Twit Brasil. Porém, Raquel se recusa (e com razão, creio eu) a entregar o domínio do blog criado em 2008 e que angariou uma audiência considerável.

Ao que parece, o Twitter ainda acha que há possibilidade de confusão entre uma rede social e um blog que fala sobre essa rede social. Mas você não vê, por exemplo, o Tolices do Orkut recebendo ameaças do Google ou o Facebook indo atrás do All Facebook. Ambos usam as marcas de redes sociais conhecidas para entregar notícias ou fazer paródia envolvendo tais redes, nada muito diferente do que o Twitter Brasil já fazia desde 2008.

Como forma de tentar chamar atenção do Twitter Inc. para esse detalhe, Raquel criou e divulgou na conta do blog no Twitter a hashtag #FreeTwitterBrasil.

Esse não é o primeiro caso judicial a envolver o blog. Em 2008, ele foi erroneamente retirado do ar pela justiça brasileira que o confundiu com Twitter original, graças à um processo começado pela candidata à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados