Início » Brasil » Portugueses compram quase 23% da Oi

Portugueses compram quase 23% da Oi

Avatar Por

O mercado de telecomunicações anda agitado nos últimos dias. Depois de meses muitos rumores, propostas bilionárias negadas e aumento no valor oferecido, os espanhóis da Telefónica – a matriz, dona da Telefônica do Brasil – conseguiram comprar a participação da PT Telecom na Vivo. Agora chegou a vez dos portugueses agirem.

A Portugal Telecom já informou que tem interesse em investir na Oi, atualmente a única operadora de telefonia brasileira constituída de capital 100% nacional. Com os bilhões de euros obtidos na venda da Vivo, a PT Telecom negociou com acionistas da Oi para comprar 22,4% da companhia por R$ 8 bilhões. Somente isso já coloca a empresa entre os maiores acionistas da Oi, embora o controle ainda fique na mão dos grupos Andrade Gutierrez – mesmo da construtora – e La Fonte.

Em contrapartida, a Oi vai ter 10% de participação na Portugal Telecom – a empresa matriz.

Em comunicado lá em Portugal, um dos principais acionistas da PT Telecom disse que via com satisfação a compra de parte da Oi. Os portugueses estão de olho na telefonia fixa e celular, mas têm interesse particular na oferta de combos – aqueles pacotes com televisão, banda larga e telefonia que a Anatel proibiu.

Para manter o controle da Oi nas mãos de brasileiros, o governo federal já começou a se movimentar. Primeiramente, assegurou-se de que os fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa e da Petrobras manterão suas participações na empresa. O presidente Lula chegou a dizer que brasileiros estariam no controle da Oi enquanto ele fosse presidente.

Resumo da ópera: a Telefónica ficou feliz porque será efetivamente a dona da Vivo; a PT Telecom ficou feliz porque recebeu dinheiro suficiente para investir na Oi, empresa que adoraria controlar; e a Oi ficou feliz porque passa a ter participação em empresa de Portugal e fica com a possibilidade de, no futuro, explorar o ramo de telecomunicações na Europa.

Foto: Flickr tiseb.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Henrique Rodrigues
Perseguição! !, nooooooo
Leandro Magalhães da Silva
Agora que minha VeloX vai pra casa do chapéu!!! olha a "neo-colonização"!!!
tplayer
A Oi tem mais possibilidade de crescimento que a Vivo. Simples.
tplayer
Verdade universal.
Sid
O petralha tem interesse que a OI seja 100% nacional para estatiza-la e em seguida encher de "companheiros" do PT lá ganhando rios de dinheiro e o serviço da empresa se transformar em lixo.
Kadu
Amém!
Hernani
Rumores dizem que essa aquisição serria uma boa para os donos de Velox, porque os investimentos em banda larga iriam subir consideravelmente
@bruno_gall
Será que agora quando ligar pra Oi quem vai atender vai ser alguem chamado Manoel ou Joaquim? E nas lojas vai ter um português?
kylefurtado
Mais um motivo para a GVT dominar o Brasil.
Kadu
É um mal negócio se olharmos só pelo lado da telefonia móvel. Mas não podemos desconsiderar a telefonia fixa (grande braço da Oi), internet, televisão por assinatura, etc...
Web Dicas
Tudo é culpas dos portugueses haha
Web Dicas
Trocar vivo por OI? PUTA QUE PARIU!
JoseRenan
esse LUla viu! Ele quer tanto que a Oi seja 100% brasileira pq?
Alexandre
É gente, nao tem mais mercado na europa, por isso esse "afã" de comprar telefonica/oi/etc e talz... Tá aí uma coisa que nos sinaliza como pais emergente de fato. Porque nao vao atras de india, china e russia? Porque o brasil é mais homogeneo, nao tem guerra, soh se fala 1 lingua, ta estavel etc etc etc e talz.
tplayer
Pelo menos agora já posso falar que o Velox é lento por culpa dos Portugueses.
Exibir mais comentários