Como denunciar notícia falsa e spam no WhatsApp

É possível denunciar ao WhatsApp o conteúdo que você considerar problemático — como spam e notícias falsas

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp / Pixabay / silenciar o whatsapp

É possível denunciar ao WhatsApp o conteúdo que você considerar problemático — como spam e notícias falsas. O mensageiro afirma, porém, que para garantir a segurança e a confidencialidade das mensagens, geralmente (perceba que isso pode acontecer) não tem acesso ao conteúdo (o que está escrito nela, por estar encriptado).

Essa limitação restringe a capacidade de verificar a denúncia e de tomar as medidas cabíveis. Porém, quando você faz uma denúncia, o WhatsApp recebe dados das mensagens mais recentes que o usuário ou grupo denunciado enviou para você, além de informações sobre interações recentes com ele. Isso vai ajudá-los a tomar decisões.

Se necessário, você pode tirar uma captura de tela que mostra o conteúdo na denúncia, acompanhada de informações do contato (seja de pessoa conhecida por você ou não).

Como denunciar no WhatsApp

Você pode fazer denúncias por meio do próprio aplicativo.

No Android

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque em Mais opções (Menu);  
  3. Vá nas Configurações;
  4. Em Ajuda e, depois, em Fale conosco.

No iPhone

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque em Ajustes;
  3. Em Ajuda e, depois, em Fale conosco.

Essa opção é ideal se você screenshots e número do telefone que usa o WhatsApp.

Denunciando um número desconhecido

Você também pode fazer ao receber uma mensagem de um número desconhecido pela primeira vez, você poderá denunciar o número do WhatsApp diretamente na conversa.

Denunciando um número conhecido

Por último, você pode denunciar um contato ou grupo pelos dados do perfil da pessoa.

  1. Abra a conversa;
  2. Toque no nome do contato ou grupo;
  3. Abra os dados do perfil;
  4. Deslize até o final e toque em “Denunciar contato” ou “Denunciar grupo”.

E, depois disso? Banimento

O WhatsApp pode banir contas se acreditar que elas violam os termos de serviço. O documento reserva o direito ao WhatsApp de banir qualquer usuário sem notificação prévia. Uma denúncia de violação dos termos não necessariamente resulta no banimento do usuário ou em outras medidas. Mas, pode ser o ponto de partida.

O que eu posso denunciar no WhatsApp?

Infelizmente, mensagens indesejadas (spam e lixo eletrônico) e de conteúdo duvidoso (fake news, hoax e boatos) podem vir de um de seus contatos (amigos e familiares) e também de outras pessoas (seja elas conhecidas ou não). Mensagens espalham informações falsas têm como objetivo enganar as pessoas, mudar seu comportamento.

Se uma mensagem parecer suspeita ou “boa demais para ser verdade”, não toque nela, não a compartilhe nem encaminhe. Duvide, também, de ordens como “compartilhe para um número X de pessoas para … (obter algum benefício ou ajudar campanhas).

Sinais de que são mensagens falsas, boatos, golpes e fake news:

  • Escrita com erros ortográficos ou gramaticais;
  • Pede que você toque em um determinado link;
  • Pede que você compartilhe informações pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senhas etc;
  • Pede que você encaminhe a mensagem para outras pessoas;
  • Pede que você abra um link para ativar um suposto novo recurso;
  • Diz que você precisa pagar para usar o WhatsApp (o app é grátis)

Assim como acontece com mensagens SMS e chamadas telefônicas, quem têm seu número de celular podem entrar em contato com você pelo WhatsApp. Note que se você participa de grupos grandes, todos que estão nele terão acesso ao seu número.

Lembre-se:

Se você receber conteúdo indesejado de um contato ou de um grupo, faça a denúncia. Depois, apague a mensagem e não abra nenhum link nem forneça dados pessoais. 

É de bom tom informar ao seu contato ou grupo que o conteúdo da mensagem enviada para você é indesejado (spam ou notícia falsa). Seja o agente de mudança necessário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados