Como baixar e salvar uma live do Instagram

Instagram salva automaticamente lives nos Itens Arquivados por 30 dias; transmissões ao vivo salvas pelo Instagram podem ser compartilhadas ou baixadas no celular

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram permite baixar a live na galeria do celular, desde que você tenha sido o autor da transmissão ao vivo. Caso contrário, você pode salvar uma live de outra pessoa usando sites de terceiros, desde que ela tenha publicado a live no feed.

Como salvar uma live que você fez no Instagram

É necessário publicar a live no feed ou ter salvo automaticamente no Instagram para conseguir fazer o download no celular.

O processo para salvar uma transmissão ao vivo que você fez na rede social é o mesmo para Android e iPhone. Veja detalhes abaixo.

  1. Em seu perfil, toque na live que você fez no Instagram.
    Mockup de celular que mostra uma página de perfil do Instagram com uma seta indicando para o usuário tocar na publicação para abrir mais opções.
  2. Toque no botão de compartilhamento para exibir a opção de salvar live na rede social.
    Mockup de celular que mostra uma página de perfil do Instagram com uma seta indicando para o usuário tocar seta para exibir opções de compartilhamento e salvamento.
  3. Uma nova tela irá aparecer. Toque em “Baixar” para salvar a live do Instagram na galeria do seu celular.
    Mockup de celular que mostra uma página de perfil do Instagram com uma seta indicando para o usuário tocar na opção "baixar".
  4. Um pop-up será exibido na sua tela confirmando o download da sua transmissão ao vivo.Mockup de celular que mostra um pop-up exibindo a mensagem "baixando".

O tempo de espera para baixar um vídeo ao vivo do Instagram na sua galeria pode variar de acordo com o tempo da live e a qualidade da transmissão.

É importante manter o aplicativo da rede social aberto para que o download seja finalizado.

Como salvar lives automaticamente no Instagram por 30 dias

  1. Na sua tela de perfil, toque no menu representado por três barras, localizado no canto superior direito da tela.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu de três barras localizado no canto superior direito da tela.
  2. Toque no menu “Configurações e privacidade” do Instagram para abrir suas configurações de conta.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Configurações e privacidade" usado para acessar configurações de download e arquivo da rede social.
  3. Role a tela e toque na opção “Arquivar e baixar“.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Arquivar e baixar".
  4. Ative a opção “Save Live to archive” para salvar lives automaticamente no Instagram.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica para ativar o botão "Salvar lives no arquivo do Instagram".

O Instagram salvará sua live por 30 dias após o encerramento da transmissão.

É possível encontrar suas lives antigas na seção de arquivo da rede social. Veja como abaixo.

Como encontrar as lives antigas salvas no Instagram

  1. Na sua tela de perfil, toque no menu representado por três barras, localizado no canto superior direito da tela.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu de três barras localizado no canto superior direito da tela.
  2. Toque na opção “Arquivar” ou “Itens arquivados” para encontrar suas lives salvas automaticamente pelo Instagram.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Arquivar" usado para acessar publicações arquivadas.
  3. Vá até o botão no centro da tela e toque na opção “Arquivo de streams ao vivo“.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Arquivo de streams ao vivo" usado para acessar lives salvas automaticamente pela rede social.
  4. Suas lives salvas automaticamente serão exibidas na tela. Toque para ver, compartilhar ou baixar a live do Instagram na galeria.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica a live salva automaticamente pela rede social.

Outra opção é baixar uma live que outra pessoa fez no Instagram. Para isso, é necessário acessar sites externos para fazer o download.

O método é o mesmo para Android e iPhone. Saiba detalhes a seguir.

Como baixar uma live de outra pessoa no Instagram

  1. Abra a live que deseja baixar no Instagram e toque nos três pontos, localizado no canto inferior direito.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu de compartilhamento, localizado no canto inferior direito pelo ícone de três pontos.
  2. Toque no botão “Copiar link” para copiar a URL do vídeo no Instagram.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o botão de copiar link, localizado no centro inferior da tela.
  3. Acesse o site SnapInsta.app no navegador, cole o link no campo e toque no botão “Download” para baixar uma live do Instagram.
    Mockup de celular com print de tela do site SnapInsta. A seta vermelha indica a posição para o usuário colar o link copiado e clicar no botão download, localizado no centro da tela.
  4. Feche o anúncio e toque em “Download Vídeo“.
    Mockup de celular com print de tela do site SnapInsta. A seta vermelha indica o botão de download, localizado no centro da tela.
  5. Confirme em “Baixar” para fazer o download da live do Instagram.
    Mockup de celular com print de tela do site SnapInsta. A seta vermelha indica o botão "Baixar", usado para confirmar a intenção do usuário fazer o download do conteúdo.

O processo de baixar lives acaba sendo o mesmo que fazer o download de posts, Stories ou Reels do Instagram, no qual você precisa copiar o link da publicação para colar em um serviço de terceiro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados