Início » Internet » uTorrent é cliente de BitTorrent mais usado, mas há alternativas melhores

uTorrent é cliente de BitTorrent mais usado, mas há alternativas melhores

qBitTorrent e Free Download Manager são alternativas ao uTorrent; programas são grátis, sem anúncios e de código aberto

Felipe Ventura Por

A maioria das pessoas que baixa torrents está usando o cliente uTorrent ou BitTorrent Mainline: ambos pertencem à mesma empresa e detêm 75% de participação de mercado. Existem alternativas de código aberto e sem anúncios como qBitTorrent e Free Download Manager, mas elas ainda são minoria em market share.

uTorrent BitTorrent

O TorrentFreak e o site iknowwhatyoudownload fizeram uma análise de mais de 25 milhões de conexões BitTorrent registradas em um único dia no início de abril. Os clientes BitTorrent são identificados através do “client ID” transmitido de forma pública.

O ranking é liderado pelo uTorrent e pelo BitTorrent Mainline. Eles são bastante parecidos, têm versão gratuita com anúncios, e cobram US$ 4,95 por ano para remover as propagandas. O uTorrent já teve algumas polêmicas envolvendo mineradores de criptomoeda e malware.

Enquanto isso, alternativas como qBitTorrent, Deluge e Free Download Manager são grátis, não têm anúncios e possuem código aberto: ou seja, usuários experientes podem ver se há algo suspeito e compilar o programa no próprio computador.

uTorrent é cliente BitTorrent mais usado

Clientes de torrent

O uTorrent para desktop detém 68,6% de participação de mercado, seguido pelo BitTorrent Mainline com 6,6%. Eles fazem parte da BitTorrent Inc que, por sua vez, foi adquirida pela empresa de criptomoedas Tron em 2018. Há ainda o Libtorrent, biblioteca usada pelo uTorrent Web e por outros serviços, com 6,3%.

O Transmission aparece em quarto lugar: ele é mais famoso no macOS, mas possui versões para Windows, distribuições Linux e sistemas incorporados. Logo em seguida temos o MediaGet, bastante usado na Rússia; e o qBitTorrent, que se descreve como uma “alternativa de código aberto ao uTorrent”.

A seguir, há o Zona, também popular na Rússia; e o Deluge, cliente open-source e sem anúncios. A lista inclui ainda o Free Download Manager (FDM), Frostwire, Tixati, tTorrent, PicoTorrent e BiglyBT; este último é operado por ex-desenvolvedores do Vuze, que já foi um dos clientes de torrent mais usados.

O TorrentFreak faz uma ressalva quanto ao Popcorn Time e seus forks, que são identificados como “webtorrent”: esse serviço de streaming não aparece nas estatísticas porque é difícil detectar o uso, já que ele para de semear o arquivo quando o usuário termina de assistir ao vídeo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio (@trovalds)

O µTorrent já foi bom. Quando surgiu, era aquele programa de torrent minúsculo frente à concorrência. Além de ser leve e extremamente rápido. Mas daí começou a bagunça quando inventaram de enfiar propaganda. E de repente, minerador de criptomoeda. E por aí vai. Larguei dele faz bastante tempo. A princípio eu “pulei” pro Transmission, uma versão não-oficial pra Windows já que ele só era desenvolvido nativamente pra MacOS e Linux. Depois de ter uns problemas com o cliente e não haver nenhuma previsão oficial de update, pulei pro qBittorrent e tô nele até hoje.

Vitor Lima (@Vitodroid)

Uso há alguns anos o qbittorrent e não penso em trocar, hoje em dia meu uso de torrent é bem menor graças ao steam, ao game pass e possuir renda, mas uma hora ou outra sempre aparece algo e o qbittorrent não me deixa na mão quando preciso.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

Desde que descobri o Free Download Mananger, eu não troco. É útil para mim ter apenas um programa como gerenciador de downloads e cliente torrent.

Orley Tadeu de Lima (@orley_sc)

Uso há anos o qBitTorrent tb, mas sinto falta dos downloads remotos do uTorrent. Adicionar o torrent pelo meu celular, ele baixar no computador de casa, na pasta do Plex e chegar na casa da namorada só pra assistir a série quentinha. Disso eu sinto saudades.

Jacques (@fioda)

utorresmo é horrivel, deixei de usar a muito tempo quando percebi que ele era péssimo pra lidar com altas velocidades e no windows

As versões mais novas eram cheias de ads e frescuras e não arrumavam a parte de acesso a disco, ai acabei migrando pra outras soluções, qbittorrent foi uma benção, já que utiliza o libtorrent que é fantástico e o mais estável pra linux!

🤷‍♀️ (@xavier)

Desde que encontrei o Transmission não largo. Mesmo a versão de Windows não sendo tão boa, meu uso é muito esporádico, por isso nem me importo.

imhotep (@imhotep)

Desde aquela época de treta com o utorrent fazendo mineração, eu busquei alternativas e, desde então uso o qbittorrent.

Vinicius Amaral (@vinnamaral)

Usava o uTorrent até a polêmica envolvendo criptomoeda e malware. Desde então troquei pelo qBitTorrent e não me arrependo.

@bkdwt

Imagina usar o uTorrent em pleno século 2020…

Matheus Alexandre (@matheusalexandre)

No desktop Transmissions e no Android Flud. São os melhores, ao meu ver

Diego Nascimento (@Dieg0)

Poxa, torresmo é tão gostoso

Saez (@gustavosaez)

FOLX também é uma excelente solução.
Eu tenho o Folx Pro 5, da pra baixar videos do YouTube entre outras plataformas, além de ser um cliente de torrent também.
Eltima Software Free torrent client for macOS Catalina - Folx

Folx: efficient and free torrent client for Mac, fully compatible with macOS Catalina, that allows downloading and uploading torrent files easily and fast

Guilherme Borges (@Loumier)

Deixei de usar o uTorrent por causa das propagandas e por causa da polêmica que vinha com script de mineração de Monero. O qBitTorrent é uma opção muito melhor.

Thiago Sabaia (@thiago)

Quando começou a surgir noticias do uTorrent está com malware, eu removi ele e procurei alternativas. Encontrei o Transmission, comecei a usar ele e curti. Depois de um tempo tentei voltar para o uTorrent, porém já era tarde demais, a simplicidade e leveza do Transmission me conquistou.

Claudio Tavares (@Clavatown)

Eu tentei o qBitTorrent, mas não me adaptei. Falta algumas funções que gosto no uTorrent. Mas essa matéria me fez lembrar do FDM. Tô reinstalando depois de anos sem usar.

Exibir mais comentários