A maioria das pessoas que baixa torrents está usando o cliente uTorrent ou BitTorrent Mainline: ambos pertencem à mesma empresa e detêm 75% de participação de mercado. Existem alternativas de código aberto e sem anúncios como qBitTorrent e Free Download Manager, mas elas ainda são minoria em market share.
O TorrentFreak e o site iknowwhatyoudownload fizeram uma análise de mais de 25 milhões de conexões BitTorrent registradas em um único dia no início de abril. Os clientes BitTorrent são identificados através do “client ID” transmitido de forma pública.
O ranking é liderado pelo uTorrent e pelo BitTorrent Mainline. Eles são bastante parecidos, têm versão gratuita com anúncios, e cobram US$ 4,95 por ano para remover as propagandas. O uTorrent já teve algumas polêmicas envolvendo mineradores de criptomoeda e malware.
Enquanto isso, alternativas como qBitTorrent, Deluge e Free Download Manager são grátis, não têm anúncios e possuem código aberto: ou seja, usuários experientes podem ver se há algo suspeito e compilar o programa no próprio computador.
uTorrent é cliente BitTorrent mais usado
O uTorrent para desktop detém 68,6% de participação de mercado, seguido pelo BitTorrent Mainline com 6,6%. Eles fazem parte da BitTorrent Inc que, por sua vez, foi adquirida pela empresa de criptomoedas Tron em 2018. Há ainda o Libtorrent, biblioteca usada pelo uTorrent Web e por outros serviços, com 6,3%.
O Transmission aparece em quarto lugar: ele é mais famoso no macOS, mas possui versões para Windows, distribuições Linux e sistemas incorporados. Logo em seguida temos o MediaGet, bastante usado na Rússia; e o qBitTorrent, que se descreve como uma “alternativa de código aberto ao uTorrent”.
A seguir, há o Zona, também popular na Rússia; e o Deluge, cliente open-source e sem anúncios. A lista inclui ainda o Free Download Manager (FDM), Frostwire, Tixati, tTorrent, PicoTorrent e BiglyBT; este último é operado por ex-desenvolvedores do Vuze, que já foi um dos clientes de torrent mais usados.
O TorrentFreak faz uma ressalva quanto ao Popcorn Time e seus forks, que são identificados como “webtorrent”: esse serviço de streaming não aparece nas estatísticas porque é difícil detectar o uso, já que ele para de semear o arquivo quando o usuário termina de assistir ao vídeo.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O µTorrent já foi bom. Quando surgiu, era aquele programa de torrent minúsculo frente à concorrência. Além de ser leve e extremamente rápido. Mas daí começou a bagunça quando inventaram de enfiar propaganda. E de repente, minerador de criptomoeda. E por aí vai. Larguei dele faz bastante tempo. A princípio eu “pulei” pro Transmission, uma versão não-oficial pra Windows já que ele só era desenvolvido nativamente pra MacOS e Linux. Depois de ter uns problemas com o cliente e não haver nenhuma previsão oficial de update, pulei pro qBittorrent e tô nele até hoje.
Uso há alguns anos o qbittorrent e não penso em trocar, hoje em dia meu uso de torrent é bem menor graças ao steam, ao game pass e possuir renda, mas uma hora ou outra sempre aparece algo e o qbittorrent não me deixa na mão quando preciso.
Desde que descobri o Free Download Mananger, eu não troco. É útil para mim ter apenas um programa como gerenciador de downloads e cliente torrent.
Uso há anos o qBitTorrent tb, mas sinto falta dos downloads remotos do uTorrent. Adicionar o torrent pelo meu celular, ele baixar no computador de casa, na pasta do Plex e chegar na casa da namorada só pra assistir a série quentinha. Disso eu sinto saudades.
Uso deluge tem anos já e não troco por outro, mas também gosto do qbitorrent
utorresmo é horrivel, deixei de usar a muito tempo quando percebi que ele era péssimo pra lidar com altas velocidades e no windows
As versões mais novas eram cheias de ads e frescuras e não arrumavam a parte de acesso a disco, ai acabei migrando pra outras soluções, qbittorrent foi uma benção, já que utiliza o libtorrent que é fantástico e o mais estável pra linux!
Desde que encontrei o Transmission não largo. Mesmo a versão de Windows não sendo tão boa, meu uso é muito esporádico, por isso nem me importo.
Desde aquela época de treta com o utorrent fazendo mineração, eu busquei alternativas e, desde então uso o qbittorrent.
Usava o uTorrent até a polêmica envolvendo criptomoeda e malware. Desde então troquei pelo qBitTorrent e não me arrependo.
Imagina usar o uTorrent em pleno século 2020…
No desktop Transmissions e no Android Flud. São os melhores, ao meu ver
Poxa, torresmo é tão gostoso
FOLX também é uma excelente solução.
Eu tenho o Folx Pro 5, da pra baixar videos do YouTube entre outras plataformas, além de ser um cliente de torrent também.
Deixei de usar o uTorrent por causa das propagandas e por causa da polêmica que vinha com script de mineração de Monero. O qBitTorrent é uma opção muito melhor.
Quando começou a surgir noticias do uTorrent está com malware, eu removi ele e procurei alternativas. Encontrei o Transmission, comecei a usar ele e curti. Depois de um tempo tentei voltar para o uTorrent, porém já era tarde demais, a simplicidade e leveza do Transmission me conquistou.
Eu tentei o qBitTorrent, mas não me adaptei. Falta algumas funções que gosto no uTorrent. Mas essa matéria me fez lembrar do FDM. Tô reinstalando depois de anos sem usar.
Pi + Transmission + VPN, não tem melhor, alias tem, seedbox … porém: $$$
Eu uso o qBittorrent. Funciona bem, sem reclamações. Porém algo que eu notei é que ultimamente está bem mais difícil achar os torrents para baixar. Antes tinha o TPB, mas agora ele está exigindo VPN pra funcionar.
No meu caso é o Tixati, desde que encontrei não largo. Eu gostei do qbittorrent, transmission e deluge mas foi com o Tixati que me senti em casa.
Recomendo um programa chamado Jackett pra procurar torrents. Ele indexa o TPB e vários outros sites de torrent como 1337x e RARBG, inclusive trackers privados se vc tiver uma conta neles. Nunca mais precisei entrar em site nenhum pra fazer pesquisa. Ele fica na bandeja do sistema e abre como se fosse um site no Chrome (localhost).
Obrigado pela dica!
Tmb. Simples e direto ao ponto.
Tive o desprazer de instalar o uTorrent. Cheio de tralha. Fiquei um tempão pra me livrar dele. Nunca mais.
uso o Motrix, recomendo muito, é open source feito em electron, 0 propagandas e uma interface belissima
Eu sempre usei o uTorrent mas ele claramente era sugador de RAM e internet, aí conheci o qBittorrent e não poderia ter feito uma melhor troca, unica coisa que sinto falta é a possibilidade de estabelecer uma hora para que os torrents passem a baixar automaticamente
wow, tou surpreso por muitas pessoas ainda usarem utorrent. tbh ele é o pior cliente de torrent hoje em dia. prefiro e recomendo o qbittorrent, que é livre e ad-free
O qbittorrent tem uma aba extra que vc ativa. Nela vc consegue fazer busca nos principais tracker torrent. Procura no google como ativar plug-in de busca nele.
A sugestão de implementar um scheduler no qBitTorrent foi aceita, quem sabe ainda saia este ano: https://github.com/qbittorrent/qBittorrent/issues/11767
O flud pra mobile tbm é muito bom. Uso desde 2018, nunca tive nenhum problema.
Tomara! É a unica coisa que sinto falta do uTorrent, é péssimo estar vendo qualquer coisa na TV e do nada a qualidade cai porque entrou torrent
Recomendo limitar a velocidade de upload e download, além de limitar a quantidade de peers (no global e por torrent). Já ajuda bastante.
No que ajuda limitar peers, acelera o download? Pois tem torrent que é até rapido, agora tem uns que é triste