Início » Aplicativos e Software » WhatsApp: OMS lança bot sobre coronavírus em português

WhatsApp: OMS lança bot sobre coronavírus em português

Bot para WhatsApp da OMS dá notícias recentes e orientações sobre coronavírus

Emerson Alecrim Por

Se é para manter-se informado sobre o coronavírus (Covid-19) via WhatsApp, que seja a partir de fontes confiáveis. Pois bem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) agora disponibiliza no serviço de mensagens um bot que fornece informações relevantes sobre a pandemia em português.

O bot, chamado de Health Alert (Alerta de Saúde), existe desde março, mas foi disponibilizado originalmente apenas em inglês. O serviço foi ganhando suporte a outras idiomas no decorrer dos dias. Agora é a vez do português. É possível encontrar uma ou outra falha de tradução, mas, de modo geral, as informações disponibilizadas na língua são claras e concisas.

Para interagir com o bot da OMS via WhatsApp, basta adicionar o número +41 22 501-7735 à sua lista de contatos e enviar um “oi” na sequência ou, como alternativa mais fácil, abrir o link wa.me/41225017735?text=oi em seu iPhone ou Android e tocar no botão de enviar mensagem.

Bot para WhatsApp da OMS

Se tudo der certo, o bot exibirá uma lista com os seguintes tópicos:

  1. Números atualizados
  2. Proteja-se
  3. Perguntas e respostas
  4. Fato ou fake?
  5. Orientações para viagens
  6. Notícias
  7. Compartilhar
  8. Doar agora
  9. Cambia lingua

Basta responder com o número do tópico desejado e, na sequência, o bot exibirá as informações correspondentes atuais. A opção 1, por exemplo, mostra os números de casos confirmados da doença e de mortos em todos os continentes.

Para quem busca por mais detalhes, as informações repassadas frequentemente são acompanhadas de links complementares. Nem todos estão disponíveis em português, no entanto.

Vale lembrar que, além do Health Alert da OMS, usuários do WhatsApp no Brasil têm a opção de buscar informações no bot sobre coronavírus do Ministério da Saúde.

Com informações: UOL.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação