Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » WhatsApp coloca novo limite no encaminhamento de mensagens

WhatsApp coloca novo limite no encaminhamento de mensagens

WhatsApp avisa se mensagem é encaminhada com frequência; objetivo é evitar informações falsas sobre coronavírus (COVID-19)

O WhatsApp já colocava um aviso e uma seta dupla em mensagens que são encaminhadas com frequência; e a partir desta terça-feira (7), o app limitará o encaminhamento desse tipo de conteúdo para apenas um contato ou grupo por vez. Outras mensagens ainda poderão ser repassadas para até cinco conversas por vez. O objetivo é evitar a disseminação de informações falsas em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, explica a empresa no blog oficial. “Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez.”

Ou seja, vai funcionar assim:

  • se a mensagem tiver uma seta dupla e for sinalizada por Encaminhada com frequência, ela poderá ser encaminhada novamente para um contato ou grupo por vez;
  • se a mensagem tiver apenas uma seta e for sinalizada por Encaminhada, ela poderá ser encaminhada novamente para cinco contatos ou grupos por vez;
  • se a mensagem não tiver nenhuma seta nem for sinalizada, ela também poderá ser encaminhada para cinco contatos ou grupos por vez.

WhatsApp tenta conter informações falsas

“Temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas”, explica a empresa. “Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais.”

Esses limites podem ser facilmente burlados se a pessoa copiar a mensagem e colar para cada um dos contatos, em vez de usar o recurso nativo de encaminhar. Mas, segundo o WhatsApp, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo caiu 25% depois que o limite foi reduzido no ano passado — o máximo eram de 20 conversas por vez; atualmente são 5.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação