Início » Jogos » DualSense, novo controle do Sony PlayStation 5, é oficial

DualSense, novo controle do Sony PlayStation 5, é oficial

Sony anuncia design final do novo controle para PS5: DualSense possui microfone, feedback háptico e gatilhos L2 e R2 adaptáveis

Felipe Ventura Por

A Sony revelou o design final do novo controle para o PlayStation 5, chamado DualSense: ele possui design em dois tons, microfone embutido, feedback háptico parecido com celular, além de gatilhos L2 e R2 adaptáveis. O joystick do PS5 representa uma “mudança radical”, segundo a empresa, e está sendo distribuído aos desenvolvedores de jogos.

Sony PlayStation 5 DualSense

Já sabíamos alguns detalhes sobre o DualSense: a Sony explicou no ano passado que o controle utiliza uma tecnologia de feedback háptico semelhante a smartphones; e que os botões L2 e R2 se tornaram gatilhos adaptativos para fornecer diferentes sensações de tato.

Isso continua valendo: Hideaki Nishino, da Sony, diz no blog oficial que o feedback háptico “adiciona uma variedade de sensações poderosas ao toque, como a lentidão de dirigir um carro na lama”. Além disso, os gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 permitem “realmente sentir a tensão de suas ações, como ao puxar um arco para disparar uma flecha”.

A empresa afirma que manteve “grande parte do que os jogadores adoram no DualShock 4”, mas o DualSense tem várias diferenças visíveis em relação ao controle do PS4. Ele adota um design em dois tons, com destaque para a cor branca — será que vai ficar encardido com o tempo? Além disso, a barra de luz agora fica nas laterais do touchpad. A bateria é recarregada via conector USB-C.

Ele possui um conjunto de microfones embutidos, para que os usuários possam conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido. E o botão Share do DualShock 4 não está presente aqui: em vez disso, temos um botão Create para “novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay”, diz Nishino. O que isso significa? Os detalhes serão revelados no futuro.

Sony PlayStation 5 DualSense

Sony faz “mudança radical” para controle do PS5

Com esses recursos adicionais, a Sony teve que tomar cuidado para o DualSense não ficar muito pesado ou volumoso. “Nossa equipe de design trabalhou em estreita colaboração com nossos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e atuadores”, explica Nishino. A Sony alterou o ângulo dos gatilhos L e R e fez leves alterações na área segurada pelas mãos.

Para Jim Ryan, presidente e CEO da SIE (Sony Interative Entertainment), “o DualSense marca uma mudança radical em relação aos controles anteriores, e captura como nos sentimos convictos em dar um salto de geração com o PS5”.

A Sony passou por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos até decidir por esse design final, que foi registrado no Japão no ano passado. Ele está sendo distribuído aos desenvolvedores de jogos. O que você achou?

Vale lembrar que a Microsoft já anunciou os detalhes sobre o controle do Xbox Series X: ele se chama Xbox Wireless Controller, é um pouco menor que o controle do Xbox One, tem botão Compartilhar e possui um controle direcional (d-pad) reprojetado. Além disso, ele traz melhorias para reduzir a latência.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Banana_Phone

Eu nunca usei o botão compartilhar do meu PS4. Poderia ser um botão programavel.

Diego Nascimento

Pode ser maravilhoso mas ficou feio demais Kkkkkk

Vinícius

Achei muito legal, principalmente pelas novidades e o design, além de parecer mais ergonômico. Vi uma imagem dele no twitter todo preto, não sei é oficial, mas preferi ele todo preto.

Porém acho que os botões da direita (triângulo, O, X e quadrado) tivessem cor, acredito que ia ajudar muita gente, principalmente aqueles com alguma deficiência, por uma questão de acessibilidade mesmo, algo que a Microsoft é referência no assunto.

Na última geração fui de Xbox então não sei se bateria é uma boa ou é ruim. Eu tendo a preferir pilhas.

Por fim, as principais novidades eu não usaria, odeio qualquer vibração nos controles, sempre desativo hahaha

Frank V

O controle tá usando um bikini?

Henrique Nakade

esse design de cores ficou esquisito demais, espero que tenham mais opções de cores sólidas.

Rodrigo Nery

Nem bonito nem feio, mas acho que apenas pela escolha das cores. Parece que tá faltando alguma coisa. Acho que essa imagem podem estar faltando algumas texturas ou algo do tipo…

Vítor Gomes

Simplesmente achei lindo. Bem moderno e arrojado. Espero algo a altura vindo da Microsoft, já q o controle do Xbox One foi uma decepção tão grande, q precisaram relançar ele.

Mateus B. Cassiano
vctgomes:

Espero algo a altura vindo da Microsoft, já q o controle do Xbox One foi uma decepção tão grande, q precisaram relançar ele.

Mas já revelaram o controle do Xbox Series X. Resumidamente é o mesmo design do controle atual do Xbox One, mas com USB Type C ao invés de microUSB, com adição de um botão “Share” e com um D-Pad diferente…

@Fabiofs

O Elite do Xbox tem isso, porém é caríssimo

Vítor Gomes

Nossa. Realmente eu já tinha visto uma imagem dele, mas é tão igual q eu nem imaginei q fosse da nova geração

Achei bem decepcionante. Pelo menos eles já consertaram os principais problemas existentes na primeira versão do controle do Xbox One, q era a ausência de P2, o uso de pilhas e a falta de Bluetooth.

Vítor Gomes

Inacreditável! Simplesmente uma vergonha isso.

Tomara que a Microsoft não siga os mesmos passos no Xbox Series X

Paulo Maciel

Eu achei lindão
Muito provavelmente porque não seja gamer e não goste de tudo cheio de RGB.

Exibir mais comentários