Asus Zenfone 5 recebe Android 10 em versão beta

Asus testa Android 10 no Zenfone 5; empresa lançou atualização em versão estável para Zenfone 5Z, Zenfone 6 e ROG Phone II

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Asus Zenfone 5

Surpresa: a Asus ainda planeja atualizar o Zenfone 5 para o Android 10, e lançou um firmware em versão beta para realizar testes com os usuários. A empresa liberou o update em versão estável para o Zenfone 5Z, Zenfone 6 e ROG Phone II.

O Android 10 para o Zenfone 5 (ZE620KL) foi divulgado no fórum oficial da Asus: o firmware de versão 17.0615.2003.20 precisa ser baixado e instalado manualmente; o download é de 1,46 GB. É necessário rodar o firmware 16.0615.2002.120 antes de atualizar.

A instalação traz as novidades do Android 10 mas remove todos os seus dados, então é importante fazer backup do celular. A atualização vem com o Android puro, isto é, sem a interface ZenUI. “Se você está acostumado a usar a ZenUI, sugerimos manter a versão do sistema no Android P”, sugere a Asus.

Como atualizar Asus Zenfone 5 para Android 10

Para instalar o Android 10 no Zenfone 5, faça o seguinte:

  • baixe o firmware mais recente no site da Asus;
  • coloque o arquivo no armazenamento interno do celular, na pasta raiz;
  • o sistema irá detectar o novo firmware e pedirá sua senha de desbloqueio;
  • o celular será reiniciado e entrará no assistente de configuração, que fará a atualização para o Android 10.

Como se trata de um beta, você poderá encontrar bugs: por exemplo, um usuário relata que não consegue ouvir o outro lado da chamada em ligações telefônicas ou via WhatsApp. É possível voltar para o Android 9 Pie caso algo dê errado: a ferramenta de downgrade também pode ser baixada no site da Asus, e a instalação é feita seguindo estas instruções.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados