TIM ativa cobertura 4G em todos os municípios do PR e SC

Após cobrir 100% do RJ, ES e SP, TIM leva 4G para todos os municípios do Paraná e Santa Catarina

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A TIM completou a implementação da rede 4G em todos os municípios do Paraná e de Santa Catarina: as últimas ativações foram feitas em Bom Sucesso do Sul (PR) e Monte Castelo (PR), que agora contam com internet de maior velocidade no celular. Vivo, Claro e Oi ainda não cobrem 100% das cidades com 4G nesses estados.

TIM Shopping Morumbi (foto por Edi Pereira)

Considerando todo o Brasil, a TIM é líder no número de cidades cobertas com 4G: a operadora completou 3.490 municípios com tecnologia LTE, seguida pela Vivo com 3.210. A Claro mantém o terceiro lugar com 2.803 cidades, enquanto a Oi figura no último lugar com presença de 4G em 1.019 municípios.

A TIM utiliza amplamente as frequências de 2.600 MHz (banda 7), 1.800 MHz (banda 3) e 700 MHz (banda 28), esta última liberada após o fim da TV analógica. Um processo de refarming está sendo feito em alguns lugares, ativando 4G nas frequências de 850 MHz (banda 5) e 2.100 MHz (banda 1).

A tecnologia LTE Advanced é usada pela TIM em 1.096 cidades brasileiras: ela agrega diferentes frequências para entregar maiores velocidades e melhor experiência de uso. O VoLTE, que permite usar a rede 4G para chamadas de voz, está disponível em 3.448 cidades, enquanto a rede NB-IoT para Internet das Coisas está presente em 3.300 municípios.

Além de Paraná e Santa Catarina, a TIM mantém cobertura em 100% dos municípios dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Cobertura 4G da Claro, Oi e Vivo no PR e SC

Sabemos que a TIM está em todos os municípios do Paraná e de Santa Catarina, mas e quanto às outras operadoras? Confira abaixo os dados da Anatel referentes ao mês de fevereiro de 2020:

Dos 399 municípios do Paraná:

  • a Claro está presente com 4G em 215 cidades
  • a Vivo tem 4G em 190 municípios
  • a Oi conta com 4G em 58 localidades

Dos 295 municípios de Santa Catarina:

  • a Claro está presente com 4G em 169 cidades
  • a Vivo tem 4G em 164 municípios
  • a Oi conta com 4G em 54 localidades

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados