Chrome OS 81 adota gestos do iPad e Android 10 no modo tablet

Gestos tornam o modo tablet do Chrome OS mais amigável ao toque

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Chromebook Plus (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google liberou uma nova atualização para o Chrome OS, que leva os sistema para a versão 81 e que permite um número maior de gestos que podem ser realizados na tela em modo tablet. A maioria deles lembra bastante uma mistura entre os gestos nos iPads e no Android 10.

Esta é a lista de ações que podem ser feitas diretamente na tela, quando ativado o modo tablet ou quando o Chrome OS está rodando em um tablet:

  • Ir para a tela inicial: deslizar o dedo de baixo para cima, a partir de fora da tela
  • Ver apps abertos: deslizar o dedo de baixo para cima, segurando o toque no topo
  • Voltar para a página anterior: deslizar o dedo da esquerda para direita, a partir de fora da tela
  • Abrir a bandeja de apps: deslizar o dedo de baixo para cima, subindo pouco o dedo

chrome os 81 gesto

Falando sobre a bandeja de apps, ela agora está menor e essa mudança faz com que mais ícones de apps e atalhos podem ficar presentes na área que lembra muito a dock do macOS.

chrome os 81 gesto multitask

Outra novidade é que todos os aplicativos que são baixados pela Play Store agora podem utilizar o recurso de picture-in-picture, que mininiza a janela do app que reproduz o conteúdo e mantém o vídeo sendo reproduzido em um player flutuante.

Por fim, o Chrome que roda no Chrome OS 81 utiliza um botão para chamar as abas abertas do navegador quando está em modo tablet. Assim as abas podem ser selecionadas em uma área que é mais amigável ao toque, com prévia das páginas abertas e sem ocupar espaço da área visível.

novas abas

Assim como aconteceu em outros updates, o Chrome OS 81 chegará aos usuários aos poucos. Eu tenho um Chromebook Plus da Samsung, o de primeira geração, que ainda está no Chrome OS 80.0.3987.162.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados