Início » Brasil » CRLV já pode ser impresso por condutores no DF e em 13 estados

CRLV já pode ser impresso por condutores no DF e em 13 estados

Um QR Code garante a autenticidade do documento veicular (CRLV) impresso pelo dono

Emerson Alecrim Por

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) liberou, nesta semana, um serviço que permite que proprietários de veículos em 13 estados mais o Distrito Federal imprimam, por conta própria, cópias do documento veicular (CRLV). Um QR Code garante a autenticidade do documento.

A versão eletrônica do documento, o CRLV digital, está disponível em praticamente todo o Brasil. Ela pode ser acessada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que, vale relembrar, também armazena a CNH digital.

Já a opção de impressão do documento deve ser liberada em todos os estados até 30 de junho. Mas o próprio Serpro explica que, devido ao aumento da demanda por serviços digitais causado pela pandemia de coronavírus (Covid-19), decidiu antecipar a integração com os sistemas de alguns Detrans para esse serviço ser disponibilizado o quanto antes.

CRLV impresso

Em função disso, proprietários de veículos no Distrito Federal e nos seguintes estados já contam com a opção de impressão:

  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Paraná
  • Rondônia
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

De acordo com o Serpro, a impressão do CRLV pode ser feita a partir dos sites dos Detrans dos estados listados, via Portal de Serviços do Denatran ou por meio do aplicativo CDT.

O documento pode ser impresso quantas vezes for necessário, no entanto, o Serpro destaca que o recurso está disponível apenas para o proprietário que estiver em dia com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.

Como já dito, um QR Code garante a autenticidade do documento. É importante que a impressão seja de boa qualidade para não haver dificuldades na leitura, obviamente. Para fazer a verificação do código, basta instalar o aplicativo Vio, disponível para Android e iPhone.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Ano que vêm já não tem mais a versão tradicional? a sacanagem é provavelmente vamos ter que continuar a pagar a emissão do documento.

John Smith (@john)

Sacanagem, de fato. Pagamos o mesmo IPVA absurdo todo ano e agora nós mesmos temos que correr atrás de emitir o documento… palhaçada.

@ksio89

A minha revolta é que eu duvido o parasita do Detran deixar de cobrar a emissão e envio do documento. Aliás, a obrigatoriedade de portar CRLV, seja físico ou digital, é algo completamente sem sentido, pois o agente fiscalizador consegue consultar se o licenciamento foi pago ou se há multas apenas com a placa do carro, então pra que serve essa porcaria de documento?

imhotep (@imhotep)

Hoje em dia, com tudo online, nem o porte da CNH deveria ser obrigatório. Só olhar no sistema. Se não estiver com a CNH, vai estar com o RG ou carteira profissional.

ochateador (@ochateador)

Pessoa A pode ser dona do veículo 1.
Pessoa B pode estar conduzindo o veículo 1.
Pessoa C rouba o veículo 1 da pessoa B e fica andando por aí.
Polícia para o veículo 1, pede para a pessoa C apresentar o CRLV e CPF e questiona por que o veículo não está no nome dele.

Observação: Alterar ou clonar a placa do carro é o que os bandidos (e muitos “cidadãos do bem”) mais fazem. Alguns chegam a remover as chapas que possuem o número do chassi e colocar outra chapa com outro número no lugar.