Facebook e YouTube apagam posts que culpam 5G por Covid-19

Notícias falsas associando a Covid-19 às redes 5G ganharam força no Reino Unido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena de celular

Teorias da conspiração sobre o coronavírus se espalham aos montes por aí, mas nenhuma é tão absurda quanto uma que associa a causa da Covid-19 às redes 5G. Essa afirmação absurda ganhou tanta força no Reino Unido que Facebook e YouTube correram para apagar posts que divulgam essa inverdade.

As publicações a respeito se resumem a duas abordagens principais. A primeira é a de que a exposição a redes 5G enfraquece o sistema imunológico do indivíduo, tornando a infecção pelo vírus mais fácil. No entanto, não há nenhuma comprovação científica validando esse argumento.

Já a segunda teoria sugere que as rede 5G podem, por si só, propagar o coronavírus. É óbvio que não há nenhuma verdade nisso. Não é preciso ser especialista em biologia ou em telecomunicações para saber que as ondas de rádio dos serviços 5G não podem transportar vírus.

Mesmo sendo absurdas, essas teorias foram compartilhadas por milhões de pessoas nas redes sociais. Em alguns casos, as postagens pareciam ter como objetivo fortalecer movimentos anti-5G.

Nesse sentido, algumas variações das teorias afirmavam, por exemplo, que o coronavírus não existe e que a Covid-19 é causada unicamente pela disponibilização de serviços 5G no mundo todo.

O medo causado por essas publicações foi tão grande que há registros de incêndios propositais em antenas 5G no Reino Unido, situação grave em um momento em que os serviços de comunicação são tão importantes.

Felizmente, as plataformas online já estão agindo contra essas publicações. Começou pelo YouTube que, desde o início da semana, tem enquadrado vídeos que relacionam o coronavírus às rede 5G como violações de suas políticas. Com base nisso, essas postagens vêm sendo removidas.

De modo complementar, o YouTube afirma estar destacando em seu serviço conteúdos de fontes confiáveis e exibindo painéis com informações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde, por exemplo.

Não demorou para o Facebook seguir por um caminho parecido: “de acordo com nossas políticas contra desinformação prejudicial, estamos começando a remover teorias falsas que vinculam a Covid-19 à tecnologia 5G”, disse a companhia em nota.

Além do próprio Facebook, postagens do tipo também estão sendo removidas do Instagram.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados