Início » Internet » Google: buscas por “máscara” e “como ajudar” disparam no Brasil

Google: buscas por “máscara” e “como ajudar” disparam no Brasil

No Brasil, termos como "oração", "auxílio emergencial" e "desemprego" atingem recordes de busca no Google

Felipe Ventura Por

Alguns termos estão atingindo recordes de busca no Google durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19): no mundo inteiro, as pessoas nunca pesquisaram tanto por “videoconferência” como agora. No Brasil, os destaques ficam para “oração”, “máscara”, “auxílio emergencial”, “desemprego” e “como ajudar”.

Máscara N95

O Google criou um painel com as buscas mais populares no Brasil e em outros países. Por aqui, o termo “oração” vinha aumentando progressivamente e atingiu um nível recorde nos meses de março e abril. Também houve um salto para a palavra “meditação”, à medida que mais pessoas recorrem a formas de relaxar durante a quarentena.

Entre as buscas que começam com “como fazer”, houve uma disparada recente para os termos “máscara de tecido” e “máscara de pano”, após o Ministério da Saúde recomendar o uso de proteção facial para conter a disseminação do coronavírus. Sem surpresa, o termo “máscara” teve um volume recorde.

Google Trends - máscara

Google Trends vê pico em “desemprego” e “como ajudar”

Mas, em primeiro lugar, está “como fazer o cadastro para ganhar os 600 reais”. Trata-se do auxílio emergencial fornecido através da Caixa para trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família.

O Google também detectou um aumento repentino em buscas por “auxílio emergencial”, incluindo como baixar o app e como é feita a análise do cadastro.

Google Trends - como fazer

A pandemia criou incertezas no cenário econômico e levou a demissões em várias empresas: no Brasil, o termo “desemprego” atingiu um recorde em pesquisas no Google. Isso inclui pessoas buscando como dar entrada no seguro-desemprego do governo. A palavra “unemployment” também chegou a uma máxima globalmente.

É interessante que, no Brasil, o termo “como ajudar” bateu recorde histórico de buscas. As pessoas querem saber como ajudar moradores de rua, como apoiar o combate ao coronavírus, e como fazer doação de sangue, cesta básica e parte do imposto de renda.

Você pode conferir mais tendências de busca no painel do Google Trends sobre coronavírus‬‬.

Google Trends - como doar

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anayran Pinheiro de Azevedo (@oggvaldo)

Ler que galera está procurando “como ajudar pessoas de rua” me traz um alento danado no coração, e a certeza que maior parte dos brasileiros ainda é solidário.