Início » Aplicativos e Software » iOS 14 pode ter recurso do Android para usar apps sem instalação

iOS 14 pode ter recurso do Android para usar apps sem instalação

No Android o recurso é chamado de Instant Apps e foi lançado em 2017

André Fogaça Por

Aparentemente a Apple está trabalhando em um recurso semelhante ao Instant Apps do Android, chamado agora de Slices e que permite utilizar um aplicativo sem a necessidade do download completo do programa. Rumores indicam que a funcionalidade chega no iOS 14, que deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

app store tecnoblog iOS 14

No iOS o recurso levantado pelo site 9to5Mac utiliza uma API chamada de Clips e que permite que o desenvolvedor entregue partes do aplicativo ao usuário, tudo de forma dinâmica e sem a necessidade de levar a navegação até a App Store. Para deixar claro que o aplicativo não está instalado, a interface roda em um card que fica acima da tela anterior.

Uma vez aberto, o card exibirá um botão para que o usuário baixe o restante e instale no dispositivo. O que muda quando comparado ao mesmo recurso do Android é que o card só aparece após a leitura de um código QR.

Atualmente algumas empresas já estão testando o Clips, como o OpenTable, Yelp, DoorDash, Sony (para o app de segunda tela para o PS4) e o YouTube. O iOS 14 muito provavelmente será anunciado durante a WWDC deste ano, que deixou de ser presencial e será um evento virtual para desenvolvedores. A data ainda permanece para junho, mas a Apple ainda não divulgou as datas.

Com informações: 9to5Mac.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Schio ☭ (@Sckillfer)

“iOS 14 pode ter recurso do Android para usar apps sem instalação que Google prometeu e nunca cumpriu”

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Prometeu e nunca cumpriu? A API dos Instant Apps (Google Play Instant hoje em dia) tá finalizada e funciona conforme a documentação desde 2017. Se os desenvolvedores decidiram não implementar a funcionalidade em seus apps já é outra história e um bom indicativo do que esperar caso o recurso realmente venha a existir no iOS 14…

Gustavo (@GustavoF)

Sem novidades, o Google faz e a Apple copia. Faz muito tempo que não se vê inovação pelo lado da maçã.

Schio ☭ (@Sckillfer)

“Se os desenvolvedores decidiram não implementar…”

Me liste os apps da própria Google que tenham implementado a API.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Os principais apps do Google, por questões contratuais, sempre virão pré-instalados em um smartphone com Android e com os serviços do Google. Não faz sentido algum transformar esses aplicativos em Instant Apps quando a versão completa já estará presente no aparelho.

E outra, independente da Google ter ou não ter adotado o recurso em seus apps, não muda o fato da API dos Instant Apps existir, estar finalizada e funcionar conforme a documentação desde 2017, algo bem diferente de “prometeu e nunca cumpriu”.

Avance para 2020 e podemos contar nos dedos os aplicativos que foram convertidos para Instant Apps. Só sendo extremamente otimista (ou fanático) para esperar que a situação seja completamente diferente no iOS caso a Apple resolva copiar implementar o mesmo recurso…

Schio ☭ (@Sckillfer)

Tu já viu quantos apps a Google tem? Tirando os bloatwares que vêm pré-instalados, ela tem muito mais na Play Store e nenhum suporta o recurso