iOS 14 pode ter recurso do Android para usar apps sem instalação

No Android o recurso é chamado de Instant Apps e foi lançado em 2017

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Aparentemente a Apple está trabalhando em um recurso semelhante ao Instant Apps do Android, chamado agora de Slices e que permite utilizar um aplicativo sem a necessidade do download completo do programa. Rumores indicam que a funcionalidade chega no iOS 14, que deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

No iOS o recurso levantado pelo site 9to5Mac utiliza uma API chamada de Clips e que permite que o desenvolvedor entregue partes do aplicativo ao usuário, tudo de forma dinâmica e sem a necessidade de levar a navegação até a App Store. Para deixar claro que o aplicativo não está instalado, a interface roda em um card que fica acima da tela anterior.

Uma vez aberto, o card exibirá um botão para que o usuário baixe o restante e instale no dispositivo. O que muda quando comparado ao mesmo recurso do Android é que o card só aparece após a leitura de um código QR.

Atualmente algumas empresas já estão testando o Clips, como o OpenTable, Yelp, DoorDash, Sony (para o app de segunda tela para o PS4) e o YouTube. O iOS 14 muito provavelmente será anunciado durante a WWDC deste ano, que deixou de ser presencial e será um evento virtual para desenvolvedores. A data ainda permanece para junho, mas a Apple ainda não divulgou as datas.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados