Torres 5G sofrem mais vandalismos após teorias da conspiração ligadas à Covid-19

Segundo os conspiracionistas, o 5G poderia propagar o vírus ou enfraquecer o sistema imunológico das pessoas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Imagem: albertoadan/Pixabay

Embora qualquer pessoa com mais de dois neurônios saiba que o 5G não tenha ligação com a propagação do coronavírus, as teorias da conspiração relacionadas às redes móveis continuam se espalhando pelo mundo: desta vez, torres de comunicação nos Países Baixos foram danificadas por “opositores” das antenas de celular.

A teoria da conspiração já havia ganhado força no Reino Unido, onde pelo menos 20 torres de celular foram vandalizadas no começo de abril. Um sintoma de que não dá para levar o grupo “anti-5G” a sério é que a maioria dos equipamentos danificados continha apenas tecnologias 3G e 4G — assim como no resto do mundo, a expansão do 5G ainda é bastante lenta no território britânico.

Segundo o holandês De Telegraaf, diversas redes celulares foram danificadas por sabotagem ou incêndio criminoso na semana passada. Uma dessas torres também foi pichada com uma frase contra o 5G. Não se sabe exatamente a extensão dos ataques: o Coordenador Nacional de Segurança e Antiterrorismo (NCTV, na sigla em holandês), informa que “vários incidentes” ocorreram nos últimos dias.

O órgão holandês declara que “o possível impacto das falhas das torres de transmissão nos Países Baixos pode ser significativo”, além de prejudicar “a cobertura da rede de telefonia e, portanto, o acesso aos serviços de emergência”.

Entre as teorias contra o 5G está a história de que as torres de celular enfraquecem o sistema imunológico do indivíduo, o que facilitaria a contaminação pelo vírus. Outra ideia é a de que as ondas de rádio de 5G poderiam transportar o coronavírus pelo ar. As publicações também apontam que os primeiros testes de 5G teriam sido realizados na cidade de Wuhan, justamente onde começou a epidemia da Covid-19.

São ideias absurdas, embora não tanto num mundo em que existem pessoas que acreditam que a Terra é plana ou que a pandemia que parou o mundo inteiro seja apenas uma gripezinha. Ainda assim, mensagens de grupos “anti-5G” foram compartilhadas milhões de vezes em redes sociais, o que obrigou o Facebook e o YouTube a excluírem as teorias da conspiração.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados