Uber amplia ajuda financeira para motoristas e entregadores

Programa de ajuda da Uber remunera motoristas e entregadores afastados por causa do coronavírus

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

Há mais de um mês que a Uber anunciou um programa de ajuda financeira para motoristas afastados por coronavírus (Covid-19) ou quarentena de até 14 dias. A partir desta semana, a iniciativa será ampliada: novas regras estão entrando em vigor para permitir que mais condutores ou entregadores possam ser beneficiados.

As regras existentes até então habilitavam o programa para o motorista ou entregador que tivesse sido afastado de suas funções por diagnóstico de Covid-19 ou suspeita de contaminação pelo coronavírus.

Com a nova política, também poderão ser beneficiados aqueles que tiverem condições de saúde preexistentes que os coloquem sob maior risco de infecção ou complicações oriundas da Covid-19.

É preciso fornecer à Uber um laudo emitido por médico ou autoridade pública de saúde que comprove o diagnóstico de Covid-19, a necessidade de quarentena por suspeita de contaminação ou a condição de saúde que exige afastamento.

Ao se candidatar para recebimento da ajuda financeira, o motorista ou entregador terá sua conta temporariamente suspensa, embora a análise da solicitação possa levar até sete dias para ser concluída. Por essa razão, a Uber recomenda que o interessado revise cuidadosamente os requisitos para ter certeza de que está apto a receber o benefício.

Além do documento médico, é preciso que o motorista ou entregador tenha realizado pelo menos uma viagem para a Uber nos últimos 30 dias, por exemplo.

O valor da ajuda financeira tem como base a média dos ganhos obtidos nos três meses anteriores ao pedido de assistência. Há valores mínimos e máximos, porém, que variam conforme a cidade de atuação do motorista ou entregador.

Essa é apenas uma das ações anunciadas pela Uber para ajudar os motoristas e entregadores no enfrentamento da crise do coronavírus. Outras medidas incluem a distribuição de máscaras de proteção e o Work Hub, programa que permite ao condutores encontrar trabalhos temporários para amenizar a redução de viagens nas circunstâncias atuais.

Por ora, as mudanças do programa de ajuda financeira da Uber são válidas apenas nos Estados Unidos. Porém, a companhia informou que a nova política estará em vigor no resto do mundo até a próxima semana. Há mais informações nesta página de ajuda do serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados