Nem todo mundo sabe, mas a Samsung já tinha uma assistente de voz antes da Bixby: ela se chamava S Voice, não era lá muito inteligente e nem tão conversacional quanto o Google Assistente, mas podia executar comandos básicos, como ligar para um contato ou registrar um lembrete. Lançada em 2012, junto com o Galaxy S III, a antiga assistente enfim será aposentada em junho.
- Samsung finalmente lança assistente pessoal Bixby em português
- Bixby: o que é e como usar no Samsung Galaxy
A S Voice foi anunciada em maio de 2012 e estava presente na maioria dos celulares premium da Samsung, desde o Galaxy S III e o Galaxy Note II. Alguns tablets da linha Galaxy Tab lançados a partir de 2013, bem como dispositivos exóticos (como a Galaxy Camera) também vinham com a S Voice de fábrica. A partir do Galaxy S8, que trouxe a Bixby como uma das novidades, a antiga assistente deixou de ser incluída.
Quem possui um smartphone ou tablet antigo da Samsung com a S Voice ainda pode dar comandos de voz, mas somente até o dia 1º de junho de 2020. Depois dessa data, qualquer tentativa retornará uma mensagem de erro informando que a S Voice não foi capaz de processar sua solicitação.
A lista de aparelhos afetados inclui os seguintes modelos:
- Galaxy A3, A5, A7, A8 e A9
- Galaxy Note FE (relançamento do Galaxy Note 7)
- Galaxy Note II, III, 4 e 5
- Galaxy S III, S4, S5, S6 e S6 Edge
- Galaxy Note Pro 12.2
- Galaxy W (o segundo, não o primeiro)
- Galaxy Tab 4 8.0 e 10.1
- Galaxy Tab S 8.4 e S10.5
A maioria desses smartphones e tablets já não recebia mais atualizações de software da Samsung. Eles também não ganharão a Bixby, portanto, para quem ainda utilizava a S Voice, a alternativa é partir para o Google Assistente.
Já para os relógios Gear S3 e Gear Sport, lançados em 2016 e 2017, respectivamente, haverá uma atualização de software para substituir a S Voice pela nova Bixby, de acordo com o SamMobile. A Samsung ainda não informou quando a novidade será liberada.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Eu nem sabia que existia um Galaxy W
A Samsung podia aproveitar o embalo e já encerrar a porcaria da Bixby tbm.
Esse lixo só foi ter o Português agora e ainda assim chegou todo bugado, como usar o comando “Hi Bixby” e só ser compatível com S10, enquanto meu Watch contínua em inglês.
Além de não oferecer suporte a apps de terceiros, tbm não tem um reconhecimento tão preciso quanto o Google Assistant.
O q mais me faz ter ódio dela é ser obrigado a usá-la no Watch e nas TVs da Samsung (pretendo comprar uma com comando de voz). A LG é um exemplo e tem parcerias com a Alexa e Google pra corrigir isso.