Início » Jogos » Nintendo pede para não limpar Switch nem Joy-Cons com álcool

Nintendo pede para não limpar Switch nem Joy-Cons com álcool

Nintendo avisa que Switch e Joy-Cons correm risco de danos ao serem esterilizados com álcool para remover coronavírus

Felipe Ventura Por

A Nintendo avisa em seus canais oficiais que o Switch e os Joy-Cons não devem ser limpos com álcool sob risco de danos. Empresas como Apple e Microsoft passaram a recomendar o uso de álcool 70% para esterilizar celulares, notebooks e outros dispositivos como medida de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).

Em sua conta oficial do Twitter, a Nintendo diz: “recentemente, alguns clientes perguntaram se podem desinfetar o Switch e os Joy-Cons com álcool. Lamentamos, mas pedimos que você evite usar álcool pois as partes de plástico podem descolorir ou deformar”.

Ela continua: “nós não recomendamos usar lenços desinfetantes sem álcool, pois seus componentes podem danificar partes de plástico”. O que fazer? A empresa sugere “usar um pano macio e seco” para limpar a sujeira. Claro, isso não adianta para eliminar o coronavírus.

Nintendo Switch

O tweet tem um link para um artigo com dicas de segurança para o Switch. Uma delas é: “se o console ficar sujo, limpe-o com um pano macio e seco, e não use solventes como thinner, benzeno, álcool etc.”. A recomendação é a mesma para a touchscreen.

Então, o que fazer? Para reduzir os riscos de contaminação, você pode evitar sair levando o Switch, e sempre lavar as mãos antes de usar o console. Estudos indicam que o coronavírus permanece viável em superfícies de plástico por até 3 dias.

Nintendo Switch Joy-Con

Joy-Con limpo com álcool isopropílico a 91%

Microsoft recomenda álcool 70 para controle do Xbox One

Um post antigo do Reddit mostra os efeitos de limpar os Joy-Cons com álcool isopropílico a 91%: ele remove a cobertura fosca dos controles. No caso de celulares, uma concentração muito alta de álcool pode danificar a cobertura oleofóbica da tela.

Por isso, a Apple sugere usar álcool 70% para limpar as superfícies rígidas e não porosas do produto, como a tela do celular ou o teclado do notebook; isso não se aplica para materiais como tecido ou couro. Além disso, você deve evitar que qualquer umidade entre nas aberturas.

A Microsoft explica ao Windows Central que os controles do Xbox One também podem ser limpos com álcool 70%; apenas evite esfregar o pano para não danificar a superfície, especialmente dos modelos Elite. O mesmo pode ser aplicado ao DualShock do PS4, mas a Sony não emitiu nenhuma recomendação oficial.

Com informações: Kotaku.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Piada isso aí. Pedem pra não desinfetar e não dão solução. Nintendo é cheia dessas… Parece que emitiu o comunicado só pra tentar se eximir de culpa.

Essas empresas precisam investir em componentes feitos com compostos que sejam resistentes o suficiente para permitir uma desinfecção com produtos abrasivos. Falando no controle do Xbox One, ele aparenta ser tão resistente que só de olhar já passa a clara sensação de que o álcool não o fará mal. Acho que é mesmo questão de qualidade de composição do plástico.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Normal, ué. Álcool comum não foi feito pra limpar eletrônicos, a chance de danificar o visual do aparelho é grande. Lembrei da vez que passei num PS2 que eu tinha, ele ficou meio esbranquiçado.

Eric Viana (@Eric_Viana)

Bom saber de um usuário sobre a qualidade após 2 anos.
Junte a esse problema com desinfecção e a receita certa é não comprar.

Eric Viana (@Eric_Viana)

Normal pode até ser, mas não no tempo quem que vivemos.
Ser tão frágil ao ponto de não aceitar uma limpeza com álcool ou lenços desinfetantes sem álcool é um problema sério para um produto que vai ficar na sua mão durante um bom tempo e que te faz perder a atenção ao ponto de passar a mão no rosto sem perceber…

Acho que desinfecção vai acabar se tornando ponto de observação obrigatório num planejamento de produto logo logo…