Nintendo Switch passa pela Anatel e Switch Lite é homologado

Anatel homologa Nintendo Switch Lite e kit para desenvolvedores; Switch padrão está passando pela agência reguladora

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Review Nintendo Switch Lite 09

A Anatel homologou o Nintendo Switch Lite e o kit para desenvolvedores do Switch e Switch Lite. Além disso, o Switch padrão está passando pela certificação da agência reguladora. Os Joy-Cons e o Pro Controller já foram liberados para venda no Brasil — mas o lançamento oficial do console ainda é uma incógnita.

  • 5 dicas para melhorar a performance dos Joy-Cons no Nintendo Switch
  • 7 jogos incompatíveis com Nintendo Switch Lite

Segundo o Plantão Anatel, foram homologados três produtos:

  • HDH-001: Nintendo Switch Lite
  • HDH-002: kit para desenvolvedores do Nintendo Switch Lite
  • HAT-001: kit para desenvolvedores do Nintendo Switch padrão

Além disso, a Anatel está homologando o Switch padrão, cujo número de modelo é HAC-001(-01): ele é sugerido pela função autocompletar do sistema de certificação, indicando que já está em análise. Este é o “novo” Switch lançado em 2019, com mais bateria e outras mudanças em relação ao modelo original de 2017.

DKAF pediu homologação do Nintendo Switch

A homologação foi solicitada a pedido da DKAF Representações, sediada em Poços de Caldas (MG). Ela explica ao Tecnoblog que a Nintendo “provavelmente ainda deverá desenvolver alguma parceria comercial com outra empresa para planejamento das vendas”.

Em comunicado, a DKAF esclarece: “fomos acionados por um agente do exterior para sermos o local holder. A homologação neste momento inicial de regularização junto à Anatel sairá em nosso nome, mas não realizaremos nenhuma venda do produto diretamente”.

A DKAF atua com representação comercial, preparo de documentos e serviços de apoio administrativo. Ela não será responsável pela venda do console: se houver mesmo um lançamento no Brasil, isso ficará a cargo de outra empresa.

A Anatel também homologou o Pro Controller (HAC-013) e os Joy-Cons (HAC-015 e HAC-016) após solicitação da DKAF. O Switch padrão havia sido homologado em 2018 a pedido de uma empresa que não existe mais; a certificação perdeu a validade em dezembro de 2019, por isso precisa ser feita novamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados