Google expande Assistente para mais TVs e caixinhas de TV

A lista de dispositivos compatíveis com o Google Assistente inclui banheiras, iogurteiras e até pérgolas inteligentes

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente. Imagem: Tecnoblog

O Google Assistente agora pode estar presente em mais de 60 tipos diferentes de dispositivos de casa conectada, abrindo espaço principalmente para mais aparelhos de TV. A função já estava presente em alguns modelos, mas o Google resolveu liberar para qualquer fabricante adicionar comandos de voz inteligentes em praticamente qualquer televisor.

Você bem deve conhecer o Google Assistente, que além de dizer a previsão do tempo de inúmeros locais do mundo, falar se seu time do coração ganhou ou perdeu a última partida e até ajustar o despertador do celular, também está em gadgets de casa conectada.

Recentemente o gigante das buscas adicionou três tipos de aparelhos que entram na lista com 68 deles e que incluem desde TVs, condicionadores de ar, aquecedores de água, iogurteiras, pérgolas (!), lareiras e até banheiras – tudo inteligente e falador.

Alguns aparelhos de TV já traziam o Assistente embarcado, como todas as Android TVs do mercado e alguns modelos da LG com webOS, por exemplo. O que muda é que agora qualquer fabricante pode colocar o Assistente dentro de sua TV e até de decodificadores de TV por assinatura, seguindo algumas regras e com recursos como ligar e desligar, selecionar a entrada de imagem, controlar volume e até abrir apps.

Todas as sugestões não são regras e cada fabricante pode utilizar a combinação que achar que melhor encaixa em seu produto, a partir de uma lista que o próprio Google disponibiliza em seu site.

O guia para este tipo de interação não diz que o fabricante precisa permitir que o dispositivo apareça dentro do app Google Home, que permite algum controle sem o uso da voz. Aqui em casa eu tenho lâmpadas da Positivo que estão presentes tanto na voz, como no app e o mesmo vale para a Android TV da sala. O único porém é que a TV, mesmo com Google Assistente acionado pelo controle remoto, permite pouquíssima interação dentro do Google Home – existe o controle do volume, e é só isso.

Se você ficou curioso sobre a iogurteira, o Google sugere que o fabricante inclua funções de temporizador, ligar e desligar, iniciar ou parar o cozimento, além de escolher modos de cozimento específicos. Já a pérgola, que é uma estrutura para jardim vertical para receber plantas trepadeiras, como a videira, tem como sugestão a rotação das plantas.

Com informações: Android Police e Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados