Instagram atualiza interface do app dedicado ao IGTV

O foco é no criador de conteúdo, mas IGTV ainda não tem monetização

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
igtv logo

O Instagram atualizou a interface do aplicativo que é dedicado para acessar os vídeos longos do IGTV. O objetivo é de atrair mais criadores que ainda não entraram de cabeça nos vídeos verticais, que ajudarão na hora de chamar mais espectadores para assistirem seus vídeos.

  • Como agendar um IGTV pelo Facebook [Estúdio de Criação]
  • Como compartilhar prévia de vídeo do IGTV no Instagram

Convenhamos, são poucas as pessoas que ainda utilizam o IGTV no cotidiano. Eu mesmo tenho uma lista de menos de 10 contatos que publicam seus vídeos por lá – e estes menos de 10 saem de 197 contas que sigo no Instagram como um todo. A rede social quer mudar isso e para tentar ajudar, resolveu roncar a interface que aparece logo que o aplicativo é aberto.

Antes da mudança, que ainda aparece para algumas pessoas, a tela inicial exibe um conteúdo em destaque no topo, outros com tamanho bem reduzido e sem a reprodução automática do destaque. Acima ficam alguns filtros e um botão de busca, que só faz busca mesmo.

nova interface igtv

Com a novidade, o aplicativo tem uma aba na parte inferior e que concentra recomendações de busca, mais ou menos como faz o Instagram atualmente. Nela o aplicativo pode priorizar um criador de conteúdo no topo, criando um carrossel de publicações, para depois mostrar outras postagens de quem o usuário já segue.

No topo, junto da busca que aparece na aba inicial e na de recomendações, agora fica um ícone de câmera. Outra alteração é que o usuário que subir um vídeo para o IGTV poderá compartilhar 15 segundos dele nos stories do Instagram.

São detalhes bem importantes, mas o principal deles ainda não tem data para chegar: monetização. Um dos pontos chave que faz o YouTube ser tão grande com vídeos longos é justamente a possibilidade do criador do vídeo receber uma parte do dinheiro gerado pela publicidade que aparece em seu perfil, antes ou durante dos vídeos.

Quando o IGTV liberar o bolso, pode ser que ele fique relevante. A nova interface já está chegando aos usuários a partir desta semana, ainda sem data para que todos recebem a novidade.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados