Como bloquear o rastreamento de apps no iPhone

O iOS permite que os usuários recusem o rastreamento no iOS - com isso, os apps não têm acesso aos dados de navegação em outros aplicativos ou sites

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como mudar ícones do iPhone (Imagem: Unsplash)
Apps precisam pedir permissão para rastrear os dados de navegação do usuário no iOS (Imagem: Unsplash)

Desde o iOS 14.5, a Apple permite que as pessoas controlem quais aplicativos podem manter o rastreamento de navegação no celular. Os apps devem exibir uma tela com explicações antes de pedirem permissão para rastrear o usuário, que pode ou não aceitar. Veja qual é a diferença prática com essa mudança e como bloquear o rastreamento de apps no iPhone.

Como bloquear o rastreamento de aplicativos no iOS?

Você pode mudar de ideia a qualquer momento e conceder a permissão ou desativar o rastreamento, é só seguir as etapas abaixo:

  1. Abra o aplicativo “Ajustes” no iPhone e vá em “Privacidade”;
  2. Selecione “Rastreamento”;
  3. Toque na chave ao lado do aplicativo para ativar ou desativar o rastreio.
rastreamento de apps no iPhone (Imagem: Reprodução/iOS)
Desative o rastreamento de apps no iPhone (Imagem: Reprodução/iOS)

O que é o rastreamento de apps no iPhone?

Quando a opção é liberada, o app tem permissão para rastrear a navegação do usuário em outros aplicativos e sites de empresas. Mas o que é esse rastreamento? A Apple responde:

O rastreamento ocorre quando as informações que identificam você ou seu dispositivo coletadas de um app estão vinculadas a informações que identificam você ou seu dispositivo coletadas em apps, sites e outros locais de propriedade de terceiros para fins de publicidade direcionada ou medição de publicidade, ou quando as informações coletadas são compartilhadas com corretores de dados.

Se a solicitação for exibida ao entrar em um app, você deverá tocar em “Permitir” ou “Pedir ao App para Não Rastrear”. O desenvolvedor do aplicativo consegue personalizar parte do aviso para explicar por que está pedindo para rastrear sua atividade. Se você tiver curiosidade, a página do produto do aplicativo na App Store dá mais informações sobre como o desenvolvedor usa os dados.

E se eu recusar?

Mesmo que recuse o rastreio, poderá continuar usando todos os recursos daquele aplicativo normalmente. Ao selecionar a opção “Pedir ao App para Não Rastrear”, o desenvolvedor do app não poderá acessar o identificador de publicidade do sistema (IDFA), que é geralmente usado para rastreamento. O app também não terá permissão para rastrear sua atividade usando outras informações que identificam você ou seu dispositivo, como o endereço de e-mail.

Além disso, desde a chegada do bloqueio, a Apple atualizou suas diretrizes que definem o que pode ou não ser feito pelas empresas para conseguirem a permissão das pessoas. A prática de pagar usuários em troca da permissão, por exemplo, foi proibida e pode levar ao banimento da App Store.

Com informações: Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados