Os serviços de telecom se tornaram essenciais em tempos de quarentena, seja para trabalho ou para manter contato com a família. No entanto as redes já vem apresentando falhas e instabilidades, devido ao aumento da demanda em áreas residenciais. No primeiro bloco deste Tecnocast, conversamos sobre como as operadoras (e o governo) estão lidando com a situação.

No segundo bloco partimos para o tema do entretenimento – o que fazer para se distrair, quando não podemos praticar nenhuma atividade ao ar livre? Temos várias dicas tecnológicas para dar, então dá o play e vem com a gente!

Participantes

Links citados

Muitos links foram citados ao longo desse episódio, então fica aqui o link para a nossa pauta completa no Google Docs.

Baixe o app do Tecnoblog!

Tecnoblog app

Agora é oficial! Lançamos o aplicativo do Tecnoblog para Android e iPhone! Esta é uma forma mais prática de acompanhar na palma da mão tudo o que fazemos por aqui: as notícias de tecnologia, os reviews detalhados de produtos, os episódios quinzenais do Tecnocast e muito mais.

Assine o Tecnocast

Edição e sonorização

Este Tecnocast foi editado pelo Paulo Barba.

Arte da capa

Arte da capa por Leandro Massai.

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Assistente de Compras do TB

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários da Comunidade

8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Whebert Souza

Trabalho em uma Telecom e é impressionante como todas estão cooperando para manter tudo funcionando. Não esperava tamanha proatividade, mas fui surpreendido com a rapidez no fechamento de parcerias e como estão integrando tudo.

No geral, todas estão fazendo um excelente um serviço, dando tudo que podem para que nada pare. Nós os profissionais da área estamos trabalhando como nunca, mas entendemos a causa e estamos bastante engajados, assim como a saúde, telecom também é extremamente essencial nesse momento, apesar de muitas vezes não ser lembrado.

Giovani

Não trabalho na área mas também fui surpreendido positivamente quando começaram a “ver o lado” dos cliente rapidamente no começo da pandemia. Me interesso pelo assunto, mas infelizmente não tenho paciência para podcast, poderia ter sido um especial para ler mesmo ein Tecnoblog …

Júnio Andrade

Oi, pessoal.

Eu discordo integralmente da parte em que dizem: a rede móvel está des-sobrecarregada.

Aqui em Valparaíso/GO, divisa com Brasília/DF e por aqui as duas conexões estão ruins, tanto a Claro fibra quanto o meu Tim Beta e mesmo o Claro 4g.

Eu sou responsável pelas lives da minha igreja e passamos um grande sufoco 3 domingos atrás na paróquia.
A fibra local não deu conta, o Tim 4G não era capaz de transmitir em 240p e a Claro 4g nem se fala.

Como bom addicto de telecom: fiz uma enquete com amigos de diversos bairros aqui no lado de Goiás como também de todas cidades de Brasília, a reclamação foi unânime, fixa e móvel péssimas.
E isso acontecia do meio da tarde até o início da madrugada (afinal a galera também está ociosa em casa e mudando os hábitos de sono).

Ahh, e para quem ficar curioso com as lives da igreja, fizemos um acordo com o provedor local e conseguimos que eles deixassem banda aberta (sim, agora temos prioridade máxima de tráfego dentro do provedor) e isso sim resolveu nosso problema, agora transmitimos em 1080p no YouTube e também transmitimos no Facebook e Instagram e a média de views bate 4 mil.
A maioria diz que assiste sem travamentos, mas volte meia aparece alguém reclamando de travamentos (porém aí é problema na casa da pessoa).

Essa é a minha longa contribuição/experiência.

Abraços.

@ksio89

Legal ver o Tecnocast em pleno vapor nessa quarentena, vocês do Tecnoblog estão salvando a pátria com os podcasts E só pra não perder o costume:

Leonardo G. Roese

As vezes temos que considerar que a lentidão na conexão está na outra ponta, na hospedagem ou servidor de aplicação, muitas vezes também é o caso do DNS estar com dificuldades de encontrar os servers, não é culpa específica do provedor de acesso.

Participe da discussão