Como treinar Face ID do iPhone a reconhecer rosto de máscara
Face ID de iPhone e iPad possui opção para reconhecer rosto de máscara após "treinamento"; saiba como configurar o recurso
TB Responde
A máscara é uma recomendação do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o contágio da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Mas o acessório pode causar erros na hora de desbloquear o iPhone. Saiba como treinar o Face ID a reconhecer o seu rosto de máscara a seguir.
A maioria das pessoas usando máscaras relatam dificuldades para desbloquear o iPhone via Face ID. Mas, segundo a colunista Joanna Stern, do Wall Street Journal, há uma forma de ultrapassar essa barreira – pelo menos, parcialmente.
A descoberta partiu de pesquisadores de segurança digital do laboratório Xuanwu, da empresa chinesa Tencent, que conseguiram fazer com que um iPhone 11 reconhecesse o usuário mesmo com as máscaras cirúrgicas de proteção respiratória.
O truque é simples: basta dobrar o acessório pela metade durante o cadastro de visual alternativo do Face ID. Depois, é só vestí-la normalmente e realizar o reconhecimento.
Ainda assim, falhas não são descartadas. Conforme a colunista (e este que vos escreve) notou em seus testes, a máscara precisou ser retirada pela metade algumas vezes para desbloquear o celular via Face ID, mesmo após as configurações recomendadas.
Saiba como treinar o Face ID a reconhecer rosto de máscara:
Agora, você já pode usar máscaras e desbloquear seu iPhone e iPad via Face ID.
Mas, lembre-se:
Caso o reconhecimento facial não seja possível, desbloquear o celular com senha pode ser mais seguro, em vez de levar as mãos ao rosto e retirar a máscara. Justamente para evitar a transmissão do vírus (que se dá por vias respiratórias).
A colunista também sugere o uso do Apple Watch tanto para visualizar notificações quanto para realizar pagamentos à distância via Apple Pay – outra recomendação da OMS –, caso você possua o gadget.
Também é importante higienizar o celular sempre que for à rua. Aqui no Tecnoblog, nós ensinamos como limpar o celular adequadamente em tempos de coronavírus.
Com informações: Ministério da Saúde, OMS, The Wall Street Journal e Apple (1 e 2)
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Não tem data pois não se trata de uma notícia e sim um tutorial, que é atemporal