Brasil tem alta de 40% no download de torrents na quarentena

Volume de downloads de torrent no mundo aumentou de 12 milhões para 16 milhões no final de março

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
uTorrent baixando torrent com muitos peers
uTorrent baixando torrent com vários peers

As medidas de distanciamento social adotadas por diversos países levaram ao aumento no download de torrents: no Brasil, por exemplo, o salto foi de 40% desde o final de março, se comparado ao início do ano. Esse efeito ocorreu em diversos lugares, incluindo na Itália, Espanha, África do Sul e Arábia Saudita; mas não foi observado onde não houve medidas rígidas de quarentena contra o coronavírus (COVID-19), como nos EUA e na Suécia.

O TorrentFreak obteve dados do site iknowwhatyoudownload sobre o número de endereços IP que compartilharam torrents desde o início do ano, bem como a quantidade rastreada de downloads.

No Brasil, o pico de downloads de torrents ocorreu em 21 de março, um sábado. Foi a época em que diversos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, começaram a implementar a quarentena. A média de downloads era de 2,7 milhões por dia; depois, ela foi para 3,7 milhões.

O número de IPs brasileiros compartilhando torrents, por sua vez, teve aumento de 35%: havia 1,01 milhão antes da quarentena e 1,36 milhão depois, em média.

Brasil download torrents

Download de torrents cresce em mais países

Algo semelhante ocorreu na Argentina, que ordenou quarentena total em 19 de março: nossos vizinhos faziam 508 mil downloads antes dessa data; o valor saltou para 706 mil durante o isolamento social. O número de IPs compartilhando torrents no país foi de 179 mil para 254 mil.

O TorrentFreak fez a análise e encontrou esse mesmo fenômeno em vários outros países que impuseram uma política de distanciamento social, como Itália, Espanha, Singapura, África do Sul e Arábia Saudita.

Isso é uma tendência global: o volume de downloads no mundo inteiro girava em torno de 12 milhões até o final de março, quando saltou para 16 milhões. Na China, onde as medidas de quarentena começaram em janeiro, o volume de visitas a sites de torrent aumentou 20%.

Enquanto isso, em países que não adotaram a quarentena de forma rígida, o download de torrents seguiu mais ou menos estável: é o caso dos EUA, Holanda e Suécia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados