Tecnoblog
Início » Internet » Brasil tem alta de 40% no download de torrents na quarentena

Brasil tem alta de 40% no download de torrents na quarentena

Volume de downloads de torrent no mundo aumentou de 12 milhões para 16 milhões no final de março

As medidas de distanciamento social adotadas por diversos países levaram ao aumento no download de torrents: no Brasil, por exemplo, o salto foi de 40% desde o final de março, se comparado ao início do ano. Esse efeito ocorreu em diversos lugares, incluindo na Itália, Espanha, África do Sul e Arábia Saudita; mas não foi observado onde não houve medidas rígidas de quarentena contra o coronavírus (COVID-19), como nos EUA e na Suécia.

uTorrent baixando torrent com vários peers

O TorrentFreak obteve dados do site iknowwhatyoudownload sobre o número de endereços IP que compartilharam torrents desde o início do ano, bem como a quantidade rastreada de downloads.

No Brasil, o pico de downloads de torrents ocorreu em 21 de março, um sábado. Foi a época em que diversos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, começaram a implementar a quarentena. A média de downloads era de 2,7 milhões por dia; depois, ela foi para 3,7 milhões.

O número de IPs brasileiros compartilhando torrents, por sua vez, teve aumento de 35%: havia 1,01 milhão antes da quarentena e 1,36 milhão depois, em média.

Download de torrents cresce em mais países

Algo semelhante ocorreu na Argentina, que ordenou quarentena total em 19 de março: nossos vizinhos faziam 508 mil downloads antes dessa data; o valor saltou para 706 mil durante o isolamento social. O número de IPs compartilhando torrents no país foi de 179 mil para 254 mil.

O TorrentFreak fez a análise e encontrou esse mesmo fenômeno em vários outros países que impuseram uma política de distanciamento social, como Itália, Espanha, Singapura, África do Sul e Arábia Saudita.

Isso é uma tendência global: o volume de downloads no mundo inteiro girava em torno de 12 milhões até o final de março, quando saltou para 16 milhões. Na China, onde as medidas de quarentena começaram em janeiro, o volume de visitas a sites de torrent aumentou 20%.

Enquanto isso, em países que não adotaram a quarentena de forma rígida, o download de torrents seguiu mais ou menos estável: é o caso dos EUA, Holanda e Suécia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação