Início » Jogos » Minecraft RTX com ray tracing chegará para Windows em beta

Minecraft RTX com ray tracing chegará para Windows em beta

Download desta versão não tem custos e chegará como uma atualização para o jogo no Windows 10

André Fogaça Por

A Mojang Studios, desenvolvedora responsável por Minecraft, que agora é da Microsoft, divulgou nesta semana que o beta público do game com suporte ao ray tracing da Nvidia estará disponível para todos a partir desta quinta-feira (16). O patch permite que o game trabalhe com raios de luz calculados em tempo real e exige alguma GPU da linha RTX ou GTX.

minecraft rtx windows 10

Minecraft não é o tipo de jogo que exibe gráficos realistas, mas isso não impediu que uma versão do game fosse elaborada com suporte aos raios de luz criados pela tecnologia ray tracing, da Nvidia. Além de trabalhar reflexos, a adição entrega sombras e pontos extras de luz para o modo Criação e o Sobrevivência.

O download da primeira versão de testes públicos será liberado a partir das 14h (horário de Brasília), com o acesso feito exclusivamente para o Windows 10. O DLSS 2.0 também está na lista de recursos adicionados com esta atualização sem custos, que pode melhorar o desempenho durante a jogatina – ray tracing consome bastante da GPU.

Junto do banho de visual, dentro da loja do game, a Minecraft Marketplace, a Nvidia disponibilizará seis novos mapas, todos com muita luz e reflexos nos blocos que até então eram opacos.

As principais mudanças para quem tem o hardware necessário para rodar todos os recursos desta atualização incluem: iluminação direta do sol, céu e diversas fontes de luz, sombras realistas, iluminação emissiva de superfícies como Pedra Luminosa e lava, iluminação global, reflexo na água e superfícies metálicas, luz através de materiais transparentes como vidro, água e gelo, além de neblina volumétrica.

Todas as placas de vídeo da linha RTX podem exibir a iluminação que foi adicionada, mas algumas GTX também conseguem. O único problema é que como as GeForce RTX contam com hardware dedicado para isso, as GTX fazem por software e o resultado tende a diminuir a qualidade e o desempenho do game em GPUs mais antigas.

Para baixar a versão de testes desta atualização de Minecraft é necessário estar dentro do programa Insider da Microsoft. Quando fora do beta e já em versão estável, o ray tracing será liberado para todos em forma de atualização para qualquer pessoa que comprou Minecraft para Windows 10.

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta

2008: “seu PC pode rodar Crysis??”
2020: “seu PC pode rodar Minecraft??”

Arthur Estevam

Nossa que bom, eu comecei a achar que teria o mesmo fim do Super Duper Pack.

Participe da discussão