Início » Computador » Asus Zenbook 14 chega ao Brasil com tela no touchpad e corpo compacto

Asus Zenbook 14 chega ao Brasil com tela no touchpad e corpo compacto

Além do cabo de rede, o notebook não utiliza nenhuma placa gráfica dedicada

André Fogaça Por

A Asus anunciou nesta terça-feira (14) a chegada de mais uma geração do notebook Zenbook 14, que vem com touchpad que faz as vezes de uma tela extra e que tem atalhos. O computador continua fino, leve e com grande aproveitamento de tela, mas abandonou a entrada para rede cabeada.

zenbook 14 branco

Por fora ele tem nome comercial de Zenbook 14, mas por dentro tem o difícil código UX434FAC-A6339T. O modelo promete ser o notebook de 14 polegadas mais compacto do mundo e parte deste trunfo fica visível na tela que utiliza bordas finíssimas nas laterais, com aproveitamento de 92% da área apenas para o display Full HD (1920 x 1080 pixels). Apenas a borda superior é mais grossa, suficientemente espessa para acomodar webcam que tem resolução de 720p.

Ele tem 1,26 quilo, até 18,2 milímetros de espessura e teclado retroiluminado, mas que não vem no padrão ABNT2 – sem o cedilha, por exemplo. Logo abaixo dele fica o touchpad que tem espaço generoso e que funciona como uma tela secundária com 5,5 polegadas e resolução Full HD.

zenbook 14 branco cima

Nela podem ficar atalhos para diversas funções, como trocar a janela que é exibida no monitor principal, ou então alterar a formatação de um arquivo de texto. É possível até deixar um vídeo rodando nele, controlar as músicas do Spotify ou transformar a interface em um teclado numérico.

Por dentro o computador utiliza um processador Intel Core i7, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD em um slot PCI Express. A bateria é de 50 watt-hora em três células, que promete durar 13,5 horas – a Asus apenas não disse em quais condições chegou nesta autonomia.

A parte não muito bacana é que não existe qualquer solução de placa gráfica dedicada, nem mesmo um modelo simples. A única presença de uma GPU é a UHD Graphics 620, que não vai segurar praticamente nenhum jogo com bons gráficos. O detalhe não é nem mesmo para jogar, mas uma GPU dedicada oferece poder de processamento extra para rodar programas pesados, o que não vai acontecer por aqui.

O Zenbook 14 já está disponível para venda no varejo e na loja online da Asus, custando R$ 8,5 mil.

Asus Zenbook 14 UX434FAC-A6339T — ficha técnica

  • Tela: LCD de 14 polegadas, resolução Full HD (1920×1080 pixels)
  • GPU: integrada Intel UHD Graphics 620;
  • Processador: Intel Core i7-10510U;
  • RAM: 8GB LPDDR3;
  • Armazenamento: SSD de 256 GB (PCI Express);
  • Bateria: 50 Wh;
  • Conectividade: Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ax (Wi-Fi 6), USB-C 3.1 (1), USB 3.1 convencional (1), USB 2.0 convencional (1), HDMI 2.0 (1), conector para fones e microfone;
  • Outros: teclado com retroiluminação LED, alto-falantes com tecnologia Harman Kardonn, webcam de 720p;
  • Dimensões e peso: 31,9 x 19,9 x 1,69 ~ 1,82 cm; 1,26 kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Dantas (@renatodantas)

Esse preço maroto é pra justificar esse touchpad high tech?

A Asus está de parabéns pela tentativa. A configuração é bacana, mas por esse preço, melhor comprar um Macbook Air 2019 no mercado informal.

Josué Junior (@Josue.Jr)

E pelo visto o Lenovo Yoga S740 segue sem concorrentes

Orlando Silva (@Orlando_Silva)

Eu espero mesmo que isso não seja tendência (notebook sem adaptador de rede, pra deixar mais fino)

Murilo Aquino (@Murilo_Aquino)

overpriced

Douglas N. (@dougeureka)

Sei que estou sendo chato, mas por que nunca vem um WQHD ou 4K como o XPS?

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

A GPU até dá pra perdoar para quem necessita mais da portabilidade e usa mais para tarefas administrativas. O que achei falho é o 8 GB de RAM…Hoje fácil fácil se consegue a chegar a 80% de uso de RAM (8 GB) em algumas abas abertas e poucos outros programas. E pior, essa máquina não deve aceitar expansão, a RAM provavelmente é soldada junto a placa mãe.

Victor Serrão (@Victorgpserrao)

Eu cogitaria pelo touchpad. Gostei da novidade. Mas concordo que não há motivo para comprar isso ao invés de um MBA.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Nível Apple de inovação

@Comentador

Esse touchpad parece mais um item de luxo, do que algo realmente necessário, tudo pra tentar justificar esse preço altíssimo do notebook.

Victor Serrão (@Victorgpserrao)

Se ele se transforma num numpad pode ser legal. O touchpad pode também ganhar recursos similares aos da touchbar da Apple.

Jacques (@fioda)

Sem porta lan e com apenas 8gb de ram nessa faixa de preço, dificil justificar a compra disso.

Apesar de proposta diferente, acha sempre por ai os acerzão nitro por menos de 5mil com vga dedicada, i7 versão H, HD e SSD, e as vezes ainda tem promo que deixa na casa dos 4mil…

Marcelo Petrucci (@Marcelo_Petrucci)

Asus tá pegando pesados nos preços, apesar de recursos legais como o touchpad, qualquer i5 com 4gb de ram tá mais de 2000

André Fogaça (@fogaca)

É mais ou menos a mesma ideia. A Asus “se inspirou” na Apple neste ponto

André Fogaça (@fogaca)

4 GB pra Windows 10 é o mínimo do mínimo né

Victor Serrão (@Victorgpserrao)

Acho até mais inteligente do que a touchbar. Vez ou outra aparece no Reddit gente reclamando de bug na touchbar ou simplesmente da falta que fazem as teclas de função. Se você joga essa segunda tela lá pra baixo, você consegue manter F1 a F12 sem um teclado maior.

Exibir mais comentários