Início » Aplicativos e Software » Quais controles funcionam no Nintendo Switch?

Quais controles funcionam no Nintendo Switch?

Um DualShock 4 pode ser um controle alternativo aos Joy-Cons do Nintendo Switch no modo TV; veja quais mais podem funcionar

Lucas Lima Por
TB Responde

Ainda que o Nintendo Switch tenha seus controles destacáveis, ao menos na versão tradicional, e o Pro Controller como uma opção mais “confortável”, aqueles que têm outro joystick como o DualShock 4 ou o controle Bluetooth do Xbox podem conectar o periférico usando um terceiro acessório.

controle do NES para o Switch

Qual controle funciona no Nintendo Switch

Há uma vasta oferta de controles para o Nintendo Switch vendidos na internet. Alguns, inclusive, funcionam com o Bluetooth, enquanto outros precisam ser conectados ao cabo  ou com o auxílio de um adaptador.

Além dos próprios Joy-Cons que acompanham a versão do Nintendo Switch tradicional, a Nintendo tem mais alguns controles próprios que funcionam com o videogame:

  • Pro Controller para o Switch;
  • Controle do GameCube (com o adaptador para conversão da entrada);
  • NES Controller (vendido para assinantes do Nintendo Switch Online);
  • SNES Controller (também vendido para assinantes do Nintendo Switch Online).

E quanto aos controles de outras fabricantes?

Bom, digamos que você comprou um Switch e já tem um PlayStation 4 ou Xbox One em casa. Os controles desses videogames podem funcionar com um adaptador wireless que se conecta à dock do Switch.

A vantagem é que o acessório dispensa a compra de controles adicionais para jogar com mais pessoas ou se for o caso de usar como uma alternativa ao Joy-Con.

controle do Xbox conectado ao Nintendo Switch

Adaptador da 8BitDo com um controle Bluetooth do Xbox

Um destes adaptadores é o feito pela 8BitDo, para conectar à dock do Nintendo Switch via USB tipo A. Depois de conectado, basta parear o adaptador com o controle escolhido e usar como se fosse um joystick ligado via USB.

Infelizmente, esse acessório não é vendido oficialmente no Brasil, mas pode ser encontrado em lojas online por importação de terceiros — nos Estados Unidos, custa 20 dólares.

Usando um adaptador wireless como este, é possível conectar o:

  • DualShock 4;
  • DualShock 3;
  • Wii Remote;
  • Wii U Pro Controller;
  • Controle Bluetooth do Xbox;

Sem fio ou com fio:

Como eu disse anteriormente, a oferta de controles de terceiros é grande. Alguns desses joysticks conseguem se conectar sem o uso de adaptadores, mas exigem que o “pareamento” seja feito, primeiramente, conectando o controle via cabo à dock do Switch. Depois, pode deixar o cabo de lado e aproveitar a conexão Bluetooth.

Por cabo, também, outros periféricos funcionam no videogame. Se a conexão sem fio não for uma exigência, pode-se optar pelo controle que usa cabo e são, geralmente, mais baratos.

Esses controles funcionam no Switch Lite?

Review Nintendo Switch Lite 011

O Nintendo Switch Lite não permite a conexão na dock e também não tem uma entrada USB-A para conectar o adaptador.

Os controles da Nintendo que conseguem fazer o pareamento no método tradicional, com o Bluetooth, podem ser usados normalmente.

Já aqueles que exigem primeiro a conexão por cabo ou um adaptador, a solução é usar mais um adaptador que transforme a entrada USB-C (do carregamento) em USB-A para conexão do acessório ou controle via cabo.

Com informações: Suporte Nintendo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação