Coronavírus paralisa 47% da indústria de eletrônicos no Brasil

Mais fábricas devem ficar paralisadas em breve, aponta Abinee

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fábrica da LG em Taubaté (SP) (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Fábrica da LG em Taubaté (SP) (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Um novo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostra que 97% das empresas do setor estão sendo afetadas negativamente pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O ponto mais preocupante da pesquisa é a constatação de que 47% das fábricas já sondadas estão parcial ou totalmente paralisadas.

Em fevereiro, quando o levantamento começou a ser feito, o maior problema que a indústria brasileira enfrentava era a falta de componentes fornecidos pela China: com as restrições para combate ao conoravírus impedindo o funcionamento total de suas fábricas, o país não conseguia honrar seus compromissos nos prazos estabelecidos.

O cenário é diferente agora. Medidas de isolamento social e quarentena também estão em vigor no Brasil. Essa é a principal razão para 47% das companhias ouvidas pela Abinee responderem que estão parcial ou totalmente paralisadas.

A pesquisa foi realizada entre 8 e 9 de abril. O levantamento anterior, feito entre 23 e 25 de março, mostrava que 24% das empresas registravam paralisação. Como dá para notar, essa proporção praticamente dobrou em apenas duas semanas. Para piorar, 5% das empresas entrevistadas têm paralisação parcial programada para um futuro próximo.

Diante das circunstâncias, 40% das empresas ligadas à Abinee não conseguiram atingir a meta de produção esperada para o primeiro trimestre de 2020.

Quanto ao primeiro semestre do ano, 50% das companhias declararam que não vão alcançar as projeções inicias, enquanto 42% relataram que ainda não é possível fazer estimativas para o período.

Não é só a paralisação parcial ou total das fábricas por isolamento social que afeta o setor, mas também um conjunto de fatores associados à situação. Entre eles estão a dificuldade para recebimento de componentes e insumos da China e outros países, aumento dos custos de frete e menor acesso ao crédito.

Receba mais sobre Coronavírus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados