A Apple começou a distribuir a versão 10.15.5 do macOS Catalina para desenvolvedores, com um recurso que promete melhorar a recarga e a vida útil da bateria dos MacBooks. A ideia é de entregar uma recarga mais inteligente, semelhante ao que vários smartphones já utilizam.
- Como baixar e instalar o macOS Catalina [Macs compatíveis]
- Macs podem ganhar modo Pro para aumentar desempenho do macOS Catalina
Para que as baterias de smartphones durem mais tempo, alguns fabricantes escolhem não enviar toda a energia para recarregar a carga de uma só vez. Os aparelhos conseguem carregar aos poucos e reduzir a entrada de energia nos momentos finais – alguns colocam os 100% de energia só quando o usuário está acordando.
No macOS a Apple vai adotar mais ou menos a mesma estratégia para os MacBooks. O recurso tem nome de “gerenciador de saúde da bateria” e ele será responsável por aprender como que o usuário recarrega a bateria do portátil, qual é seu histórico de aquecimento, como o processador é utilizado e até mesmo a temperatura ambiente.
Com estes dados o macOS Catalina poderá otimizar a entrega de energia, com objetivo de retardar o envelhecimento que as reações químicas da bateria apresentam.
Assim que chegar para todos os usuários, o recurso já estará funcionando por padrão, mas poderá ser desligado. Este gerenciamento estará disponível para todos os MacBooks que utilizam recarga por porta Thunderbolt 3, o que inclui todos os MacBooks Pro lançados após 2016 e os MacBook Air fabricados desde 2018.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Será que vão arrumar o bug do Mac ficar fritando enquanto hibernado?
Tá foda ter q ficar desligando o Mac toda vez
André tem um erro na versão do macOS.
O correto é 10.15.5. Faltou o 1 no 15.
Boa! Já troquei
Sinto falta de alguma função para limitar a bateria, o que uso é um truque que os Macs com magsafe permitem: ao tampar o pino do meio, o laptop usa a energia da tomada, mas sem recarregar a bateria.
Aqui o meu mid 2012 nem hibernou mais após instalar esse Catalina. Voltei para o Mojave e o problema foi corrigido. Esse novo recurso deve beneficiar só os modelos mais novos, vintage acho difícil.
Sim, só beneficiará os MacBooks que carregam por USB-C