Google Pay prepara cartão físico para rivalizar com Apple Card

Cartão será apenas de débito e todo o controle de gastos é feito a partir de app específico, que certamente é o Google Pay

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google pay cartao de debito

Rumores e imagens vazadas garantem que o Google quer seguir os passos do Apple Card e também vai criar um cartão físico para compras, junto de um virtual. O que vai diferenciar ambas as propostas é que o lado do gigante das buscas será apenas um cartão de débito.

O uso do cartão de débito, junto de seu controle, será muito semelhante ao que a Apple já faz com o Apple Card. Todas as transações são acompanhadas por um aplicativo, que muito provavelmente é o próprio Google Pay e que exibe o valor da compra, nome da loja onde o usuário passou o cartão, com o endereço, mapa de sua localização e opções de contato com o varejista.

Diferente do Apple Card, que é emitido apenas pelo Goldman Sachs, o Google estaria trabalhando com diversas instituições financeiras, como é o caso do Citibank. O cartão que aparece na imagem vazada tem um chip para compras, o nome do proprietário e também do banco emissor. Assim como os cartões mais recentes, o do Google, que ainda não tem nome oficial, estará equipado com pagamento por aproximação.

google pay card app

Caso o usuário necessite, o cartão físico pode ser bloqueado e compras podem ser contestadas. Se isso acontecer, um novo cartão é emitido, mas a versão virtual continua funcionando dentro do app, já que ele tem um número diferente. A versão virtual pode continuar sendo utilizada para compras online e em máquinas que aceitam pagamento por aproximação.

Se do lado do usuário a ideia de um cartão controlado pelo Google pode parecer promissora, do lado do gigante das buscas é uma oportunidade única de conseguir mais informações sobre quem utiliza seus serviços. Além de saber onde a pessoa anda pela localização do aparelho, saber onde trabalha, onde mora, que mensagens recebe por e-mail ou SMS, também saberá onde compra quando não utiliza o Google Pay por aproximação, que já funciona até mesmo no Brasil.

Ainda não existem informações se o cartão vinculado ao Google Pay será lançado para os usuários, se ele terá custos e nem mesmo as vantagens oferecidas. Comparando novamente com o Apple Card, não existem custos para utilizar o cartão e a empresa da maçã oferece cashback de 1% em todas as compras, 2% se o Apple Pay é utilizado e 3% em todas as compras da App Store e Apple Store.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados