8 jogos esportivos para fazer atividade física em casa

É possível se exercitar em casa, sem precisar de tanto espaço, com jogos esportivos para consoles

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano
Tela de Just Dance 2020 (Imagem: Reprodução/Ubisoft)

Em tempos de quarentena, algumas pessoas acabam relaxando nas atividades físicas. Às vezes, por falta de opção ou mesmo espaço em casa é até natural acabar esquecendo de se exercitar. Felizmente, os videogames podem te ajudar a se movimentar mais com games que te incentivam a dançar e até simular lutas. Dá uma olhada nessa lista de jogos esportivos para sair um pouco do sofá.

A maioria dos games, focados no movimento do corpo do jogador, pedem algum acessório extra para poder ser jogado, como: o kit PS Eye e Move, para o PS3 e PS4; o Kinect para o Xbox 360 ou Xbox One; ou mesmo algum tipo de óculos VR.

Como nem todo mundo tem esses gadgets, parte da lista será composta por jogos que podem ser controlados de forma mais prática: ou já com os controles próprios do console ou usando um smartphone.

Mas, no caso de você ter alguns dos acessórios citados acima, na segunda parte deste artigo há algumas sugestões para eles também. Têm opções para todos, o negócio é não ficar parado!

Jogos esportivos sem acessórios adicionais*

*No máximo, você precisará do seu próprio smartphone.

Just Dance 2020 (Wii, Switch, PS4, Xbox One, Stadia)

Just Dance é a famosa franquia de jogos de dança da Ubisoft. Antes, até havia alguma concorrência com o Dance Central (exclusivo do Xbox 360), mas praticamente Just Dance passou a dominar esse nicho de games. Com um novo jogo saindo todo ano e abrangendo várias plataformas (consoles e smartphones), esta é a indicação mais versátil desta lista.

Para jogar, você deve tentar acompanhar os movimentos dos dançarinos na tela e manter o ritmo. Há várias opções de músicas licenciadas disponíveis em cada nova edição e diferentes modos de jogo, respeitando o limite físico de cada um. Também é possível jogar com amigos. É necessário baixar o app do jogo para que seu smartphone ou tablet possa rastrear seus movimentos.

  • Se quiser experimentar a versão mobile, antes de comprar alguma edição para consoles, você pode baixar (gratuitamente) o Just Dance Now para Android ou iOS.

Fitness Boxing (Switch)

https://www.youtube.com/watch?v=5s46efcroQ0

Exclusivo do console da Nintendo, Fitness Boxing simula exercícios de boxe, mas não apenas socos e movimentação dos braços. O jogador é estimulado a manter uma postura de luta, balanço do corpo e fazer alongamento antes e depois da atividade.

Você pode regular a intensidade dos exercícios e o tempo de prática de cada sessão, de acordo com suas condições físicas, priorizar treinos específicos para determinadas áreas do corpo e criar uma agenda semanal de exercícios.

Com o passar do tempo, é possível desbloquear novas músicas e ainda customizar seu treinador. Para jogar é necessário segurar os Joy-Cons (os controles destacáveis do Switch) nas mãos. Não esqueça de prendê-los no pulso com o acessório de cordinha. Caso tenha um Switch Lite você precisará comprar os Joy-Cons à parte.

Zumba Burn it Up! (Switch)

Com uma pegada parecida de Just Dance, Zumba Burn it Up! também é um jogo de ritmo só que focado no estilo zumba (como o próprio nome diz). O game traz alguns programas para você adaptar ao seu dia a dia, com rotinas de exercícios bem energéticos que, literalmente, vão fazer você sacudir os quadris.

Assim como o Fitness Boxing, você precisará de ambos os Joy-Cons para que o jogo rastreie seus movimentos.

ARMS (Switch)

Esse foge um pouco dos jogos 100% voltados para te fazer sacudir o esqueleto, mas também pode ser adaptado para este propósito. ARMS é um jogo de luta, do tipo arena, em que você precisa derrotar seu adversário na base do soco. Você pode esquivar, bloquear, usar golpes variados e especiais, mas a essência é nocautear o outro mesmo.

Há algumas formas de jogar e, para o propósito de se fazer exercícios físicos, você pode jogar em pé e usar os Joy-Cons como “luvas” para aplicar os golpes. Não há um contador de calorias, mas dessa forma talvez você consiga transformar o game num simulador de boxe simplificado.

Jogos esportivos que precisam de acessórios extras

A seguir, seguem alguns games que também te ajudam a se movimentar, mas que você precisará ou já ter alguns desses acessórios ou comprá-los separadamente.

  • Ring Fit Adventure (Switch): você já compra o game com todo o kit necessário para jogar, que inclui um anel de exercício para colocar um dos Joy-Cons e uma faixa para prender o segundo controle na perna;
  • GORN (PC): o game te coloca na pele de um gladiador. Derrote inimigos com diferentes armas e golpes. É necessário ter um óculos de realidade virtual;
  • Creed: Rise to Glory (PC e PS4): mais um simulador de boxe, porém um pouco mais realista e te coloca dentro de um ringue. É necessário ter óculos VR;
  • BOXVR (PC e PS4): exercícios de boxe com rotinas elaboradas por especialistas, segundo o jogo. É possível treinar com música e acompanhar o próprio progresso.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados