Início » Gadgets » Samsung planeja câmera de 600 MP que supera olho humano

Samsung planeja câmera de 600 MP que supera olho humano

Câmera da Samsung pretende desafiar olhos humanos, cuja resolução corresponde a cerca de 500 megapixels, segundo executivo

Bruno Gall De Blasi Por

A Samsung pretende desafiar a capacidade do olho humano com uma câmera de 600 megapixels. Esta é mais uma aposta da fabricante sul-coreana, que planeja desenvolver um sensor fotográfico de alta resolução para capturar imagens com a maior quantidade de detalhes possíveis.

Samsung Galaxy S20 Ultra

Os planos futuros da Samsung foram revelados em um editorial publicado no site da companhia nesta terça-feira (21). Esta aposta estaria focada em um sensor de 600 megapixels, valor acima da resolução correspondente aos olhos humanos (cerca de 500 MP), segundo o executivo Yongin Park.

“Em comparação com a maioria das câmeras DSLR atuais que oferecem resolução de 40 MP e smartphones premium com 12 MP, nós, como setor, ainda temos um longo caminho a percorrer para podermos combinar as capacidades de percepção humana”, explica.

A expectativa é de que a nova câmera permita a captura de detalhes além da capacidade humana. Esta característica é fundamental para o mercado de dispositivos inteligentes, como carros autônomos, que dependem de sensores bastante precisos, por exemplo.

Sua aplicação em celulares tende a ser outro grande desafio para a marca, devido ao tamanho esperado para o componente.

A Samsung também revelou planos de componentes que vão além da fotografia. “Também estamos analisando outros tipos de sensores que podem registrar cheiros ou gostos”, afirma Park.

Ainda não se sabe quando a câmera de 600 megapixels estará disponível comercialmente.

Com informações: Samsung, SamMobile e GSMArena

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Essa resolução é boa para filmar OVNIs.

@D4nTeH

@Jefferson_Rodrigues vamos ver se agora eles conseguem filmar sem borrão!

Sérgio (@trovalds)

Enquanto as fabricantes de câmeras pararam com essa “corrida maluca” dos pixels faz tempo a Samsung vem novamente falar em números superlativos.

Eu (@Keaton)

600MP num sensor minusculo… quero nem ver o disastre que vai ser isso… hahaha

Levando em conta que a Fujifilm GFX 100, de 2019, tem um sensor medium format e “apenas” 102MP ou mesmo a Hasselblad H6D-400C MS, de 2018, que também tem um sensor medium format e “apenas” 100MP (consegue 400MP tirando 4 fotos pelo que li)… Não tem a menor chance desse sensor da Samsung gerar algo minimamente aceitável… (tipo uma DSLR de entrada de 2019)…

(Claro, ai vem um doido e me diz que eu não devo comparar uma DSLR de 50k dolares com um celular de 2.5k… mas me diga, pra que tu vai querer 600MP num celular? Sério… é absurdo. Deve dar uns 55MB cada foto em jpg 85%)…

Só se a idéia é super sampling, tipo aqueles antigos Nokias…

Eu (@Keaton)

Vai ver numa tela de celular/monitor de pc/note, ué… as telas estão longe de superar o olho humano.

Os detalhes estarão lá*, mas vai ter de olhar em 100% com um monte de scroll… ou reduzir o tamanho. (*a caca que vai ser a definição será de outro mundo. hahaha).

Felipe Insfran (@felipous)

Parece que o pessoal dos comentários não leu que o foco será sensores para carros autônomos e não smartphones (por causa do tamanho).