Início » Ciência » Samsung cria app que monitora pressão sanguínea no Galaxy Watch

Samsung cria app que monitora pressão sanguínea no Galaxy Watch

Monitoramento de pressão arterial pelo Samsung Galaxy Watch Active 2 já foi aprovado pelo governo coreano

Paulo Higa Por

A Samsung anunciou nesta terça-feira (21) que desenvolveu uma ferramenta para monitorar a pressão arterial de usuários do Galaxy Watch Active 2. O aplicativo, que utiliza os sensores existentes do smartwatch, ainda não está disponível para os consumidores, mas já foi homologado pelo Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul, o equivalente à nossa Anvisa.

Samsung Galaxy Watch Active 2 monitora pressão sanguínea

O monitoramento da pressão sanguínea é realizado a partir dos sensores de batimentos cardíacos do Galaxy Watch Active 2. Para que a ferramenta funcione, é preciso calibrá-la previamente com um esfigmomanômetro. Primeiro, você mede a pressão com o equipamento tradicional e registra os valores sistólicos e diastólicos no aplicativo, aqueles cujos ideais são 120 por 80 milímetros de mercúrio (o famoso “12 por 8”).

A partir daí, os sensores do Galaxy Watch Active 2 podem analisar as ondas geradas pelas batidas do seu coração, relacioná-las com o valor calibrado previamente e então identificar qual foi a variação da pressão arterial — em última instância, “medindo” a pressão em si. De acordo com a Samsung, os usuários precisam recalibrar o smartwatch a cada quatro semanas para garantir a precisão.

A pressão alta (hipertensão), quando os valores são iguais ou ultrapassam 14 por 9, é um dos fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais, enfartes, aneurismas arteriais e insuficiências renal e cardíaca. Segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia no Brasil devido à hipertensão. A doença não tem cura, mas pode ser controlada.

O recurso de monitoramento de pressão arterial será liberado para os usuários do Galaxy Watch Active 2 a partir do terceiro trimestre de 2020 e também estará disponível para os futuros smartwatches da fabricante. A Samsung diz que a disponibilidade do aplicativo varia de acordo com o país; ainda não há informações sobre o lançamento da ferramenta no Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

anon18538324 (@anon18538324)

Que demora… é por isso que a Samsung não lidera e jamais liderará o mercado de smartwatches… Demoram demais pra fazer algo teoricamente simples.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Demora? A Samsung foi uma das primeiras se não a primeira a lançar isso em um wearable!

Vítor Gomes (@vctgomes)

Até ser aprovado por nossa querida Anvisa, deve demorar um bom tempo e isso também deve limitar a Samsung a lançar a função somente aos relógios mais recentes, já que vai dar um trabalhão atualizar os Watchs antigos e ainda ter de submetê-los a autorizações dos órgãos de saúde.

Além disso, não gostei do fato de que precisa dessa calibração constante. Vai ser bem chato e praticamente exigir que tenha um medidor de pressão em casa, o que já inutilizaria bastante a real função do Watch.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não, não é nem um pouco simples.

Essa solução da Samsung é bem dúbia. E definitivamente não poderia ser usada como parâmetro real.

Aferir uma PA incorretamente pode acarretar em auto medicação , que pode levar a uma descompensação da mesma.