Início » Antivírus e Segurança » Troque a senha: contas Nintendo estão sendo acessadas indevidamente

Troque a senha: contas Nintendo estão sendo acessadas indevidamente

Casos de acessos indevidos a contas Nintendo se espalham na internet; recomendação é ativar autenticação de duas etapas

Paulo Higa Por

Eu acabei de trocar a senha da minha conta Nintendo e acho que você deveria fazer o mesmo: relatos de acessos indevidos estão se espalhando pela internet desde domingo (19). Não está claro se existe uma falha de segurança nos servidores da companhia japonesa, mas é válido tomar cuidado especialmente se você tem um cartão de crédito cadastrado na sua conta.

Review Nintendo Switch Lite 09

Um dos primeiros relatos foi do jornalista de games Jack Parsons, no Twitter: “Suspeito que a Nintendo tenha sofrido uma grave brecha de segurança. Minha conta foi acessada várias vezes durante a noite. Minha senha é uma string única e meu PC definitivamente está limpo”, disse. O histórico de acessos à conta pode ser consultado nesta página.

Na noite de segunda-feira (20), o jornalista Ron Amadeo também relatou que sua conta Nintendo foi acessada. Ele recebeu um e-mail automático dizendo que um login foi realizado por meio do Mozilla Firefox, o que não faria sentido, já que ele não possui o navegador instalado em nenhum de seus dispositivos e todos os seus consoles da Nintendo estão “juntando poeira”, nas palavras dele.

É recomendável trocar sua senha para evitar problemas, principalmente se você reutiliza a mesma combinação em diversos serviços ou se não muda a senha há muito tempo. Caso tenha um cartão de crédito cadastrado, sua conta pode ser usada para comprar jogos ou itens sem que você perceba.

A Nintendo também possui um recurso de verificação de duas etapas, que previne o acesso não autorizado de terceiros: é necessário digitar, além da sua senha, um código único de seis dígitos para entrar na conta. Esse código pode ser cadastrado em aplicativos como o Google Authenticator, o mais famoso deles, mas sugerimos alternativas que podem ser até melhores para você.

Atualização às 13h55. Ao Eurogamer, a Nintendo informa que está ciente dos relatos de acessos indevidos a determinadas contas e que investiga o caso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Pacheco (@carlospachecool)

O negócio é a autenticação por dois fatores… Não adianta muito criar uma senha difícil e o sistema ter uma falha de segurança. Quando eu acesso o have i been pwned dá até um sentimento de tristeza… Adobe, Dropbox, D&D, Tumblr… Isso é o que consigo lembrar agora, mas imagino que existe mais um monte de serviços que foram prejudicados por “falhas” na segurança, lamentável.

Diogo Nóbrega (@diogoan)

Percebi isso semana passada, tive minha conta da Nintendo acessada por alguém da Rússia, me mandaram um e-mail notificando o acesso… por sorte não tinha nenhum dado de cartão de crédito… só mudei a senha e ativei autenticação em dois fatores.