Início » Negócios » Nubank tem "oscilação" e não realiza pagamentos de boleto confirmados

Nubank tem “oscilação” e não realiza pagamentos de boleto confirmados

Nubank avisa que pagamentos de boleto na NuConta em 13 de abril não foram processados; empresa promete pagar juros de atraso

Felipe Ventura Por

O Nubank vem avisando clientes de que alguns pagamentos de boleto realizados através da NuConta em 13 de abril não foram processados devido a uma “oscilação” no sistema, por isso precisam ser refeitos. A fintech explica o problema e promete arcar com possíveis encargos decorrentes dessa falha, mas o dano nem sempre é reversível.

Nubank NuConta

O consultor Rafael Spoladore explica no Twitter que, devido à oscilação no sistema do Nubank, perdeu a vaga em um curso de extensão na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O pagamento da taxa de inscrição foi agendado para o dia 13, o comprovante foi emitido, mas a transação não foi realizada e o prazo de matrícula se encerrou.

“Devido a uma oscilação em nosso sistema, alguns pagamentos realizados neste dia não foram processados corretamente”, avisa o e-mail do Nubank. “Assim que soubemos do problema, tentamos realizar o pagamento novamente, porém não foi possível.”

No entanto, ainda é possível acessar o comprovante de pagamento do boleto no app do Nubank. “Como é que emitem então um comprovante de algo que não foi pago?”, questiona Spoladore.

Paulo Barba, editor de vídeos do Tecnoblog, passou por algo semelhante: ele agendou uma fatura de cartão para ser paga no vencimento em 13 de abril; então, nesse dia, veio a notificação de pagamento agendado efetuado. Em 20 de abril, chegou um e-mail dizendo que esse pagamento na verdade foi realizado no dia 15 devido à tal oscilação.

“Nós já estamos trabalhando para que este atraso não tenha qualquer impacto”, diz um e-mail enviado pelo Nubank. “Porém, como a confirmação de recebimento por parte dos destinatários finais pode levar alguns dias para chegar à nós, recomendamos que você entre em contato com os beneficiários para confirmar o pagamento.”

Nubank

Nubank explica problema

Há outros relatos no Twitter sobre a falha no pagamento de boleto: “comecei a receber ligações de cobrança, atraso por culpa da NuConta”, diz um cliente. “Uma semana depois e o Nubank segue sem ter certeza se os pagamentos foram processados”, afirma outra.

Aos clientes, a empresa promete que vai compensar eventuais juros e multas: “arcaremos com os tipos de encargos mencionados decorrentes dessa oscilação”.

Em nota ao Tecnoblog, o Nubank explica que ocorreu uma falha na comunicação com os servidores nacionais de pagamento, e pede para entrar em contato com o atendimento em caso de dúvida.

Este é o comunicado na íntegra:

De forma excepcional, o pagamento de boletos específicos não foi efetuado corretamente no dia 13/04/2020, gerando atraso em seus processamentos. O problema foi causado por uma falha técnica pontual na comunicação com os servidores nacionais de pagamento.

Todos os clientes afetados já foram comunicados sobre o ocorrido, e o Nubank se compromete a ressarcir quaisquer valores necessários.

Os clientes que ainda tiverem dúvidas sobre como proceder podem entrar em contato com o Nubank através do chat, email ou telefone para receber mais esclarecimentos.

Comentários da Comunidade

21 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt

Eu no lugar desse carinha aí que perdeu a matrícula, meteria um processo sem dó na empresa.

Gustavo

Faria o mesmo, ainda mais tendo comprovante de pagamento de um pagamento que não foi pago. Sem noção isso

Vitor Hugo

resultado de usar microserviços aí (é meme, relaxem)

Lucas Blassioli

“Nossa, você perdeu uma vaga na universidade! Que pena. Mas não se preocupa, a gente faz piada nas redes sociais e somos legais =D”

ochateador

Nubank ficou com inveja da Caixa e resolveu fornecer serviços ruins ?
Não é a toa que o pessoal senta a bota neles nas redes sociais e na appstore/playstore.

Fábio Laurindo

Não existe sistema totalmente eficaz uma hora algo da problema.
Se você ver o nubank é raro dar problemas, se sentir lesado processe como faria com outras instituições, mas agora culpar algo que acontece direto exemplo o BB eu até levo dinheiro na carteira, pois quase sempre acontece de todas bandeiras estarem ok, mais o BB indiferente da bandeira fora do ar, sempre pela manhã quando vou tomar meu café na lanchonete do hospital.

Gabriel Arruda

Indisponibilidade podem ocorrer por vários motivos, até que “tudo bem” se for extremamente raro e justificado, agora mandar confirmação sem ter pago é um erro grave de desenvolvimento. Só seria aceitável se recebeu uma confirmação falsa do outro banco, mas não parece ser esse o ocorrido…

Luiz Felipe

raro não, uso bastante a nuconta e dia sim dia não da algum problema, alguma instabilidade, erro de timeout, TEDs que deveria receber acabam sendo extornados.

é um ótimo serviço, mas os caras tem que se organizar melhor essa parte de T.I, caso contrário vão começar a perder clientes.

José X. Burguer

eitcha, esse termo técnico eu não conhecia: “oscilação” de sistemas

Fábio Laurindo

Não existe mundo perfeito tudo em algum momento pode ocorrer imprevistos, por isto também sempre é recomendado nunca deixar as coisas para última hora.

imhotep

Oscilação é um nome bonito pra não dizer q fizeram ******.
Eu passei por algo parecido com o Santander há alguns meses.
Paguei uma conta de telefone, mas o banco não repassou o pagamento para a operadora.
E a operadora começou a me ligar, dizendo q eu estava com a conta atrasada.
Mas eu tinha o comprovante de pagamento - o dinheiro saiu da minha conta.

No final, deram a desculpa q o problema foi interno, no sistema de recebimento da operadora. Não fui prejudicado, mas se eu não corresse atrás, iam continuar me mandando SMS de conta em atraso.

Júnio Andrade

A nubank quer abraçar o mundo…
Abrir escritórios em outros países… Mas sequer se consolidou no sistema bancário brasileiro.
Deveria focar no BR.
Há meses que os sistemas deles apresentam instabilidades.
Nos últimos 12 meses tiveram mais problemas que desde sua fundação em 2015 até ano passado.

Schio ☭

Pensa tu pagar o Enem (ou concurso, como esse cliente) e o banco falar “foi mal, esqueci de pagar e te dei um comprovante falso”

Isso que o sistema de pagamentos e tranferencias do Nubank parece ter sido feito por devs bem mais inteligentes que os demais (como Itau, C6, Inter, etc), pois e o unico que quando passa da meia noite nao entra m um bug do milenio de “fora do horario de operacao” ao mesmo tempo que “data do agendamento deve ser maior que a data atual”.

Hemerson Silva

Se não pode pagar no vencimento porque é “de ultima hora”, então acaba com a data de vencimento rsrs

Fábio Laurindo

Eu entendo que as pessoas hoje muitas vezes tem dinheiro em cima da hora também, porém um fato a pessoa tem que sempre analisar se realmente o boleto deu baixa, erro no sistema é algo que pode ocorrer, no Itaucard já aconteceu de dar baixa e depois pedirem para enviar o comprovante, existe dois servidores em ação se um falha o backup entra em ação se tiver faltando dados.

Exibir mais comentários
Participe da discussão