Nubank tem “oscilação” e não realiza pagamentos de boleto confirmados

Nubank avisa que pagamentos de boleto na NuConta em 13 de abril não foram processados; empresa promete pagar juros de atraso

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Nubank NuConta

O Nubank vem avisando clientes de que alguns pagamentos de boleto realizados através da NuConta em 13 de abril não foram processados devido a uma “oscilação” no sistema, por isso precisam ser refeitos. A fintech explica o problema e promete arcar com possíveis encargos decorrentes dessa falha, mas o dano nem sempre é reversível.

O consultor Rafael Spoladore explica no Twitter que, devido à oscilação no sistema do Nubank, perdeu a vaga em um curso de extensão na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O pagamento da taxa de inscrição foi agendado para o dia 13, o comprovante foi emitido, mas a transação não foi realizada e o prazo de matrícula se encerrou.

“Devido a uma oscilação em nosso sistema, alguns pagamentos realizados neste dia não foram processados corretamente”, avisa o e-mail do Nubank. “Assim que soubemos do problema, tentamos realizar o pagamento novamente, porém não foi possível.”

No entanto, ainda é possível acessar o comprovante de pagamento do boleto no app do Nubank. “Como é que emitem então um comprovante de algo que não foi pago?”, questiona Spoladore.

Paulo Barba, editor de vídeos do Tecnoblog, passou por algo semelhante: ele agendou uma fatura de cartão para ser paga no vencimento em 13 de abril; então, nesse dia, veio a notificação de pagamento agendado efetuado. Em 20 de abril, chegou um e-mail dizendo que esse pagamento na verdade foi realizado no dia 15 devido à tal oscilação.

“Nós já estamos trabalhando para que este atraso não tenha qualquer impacto”, diz um e-mail enviado pelo Nubank. “Porém, como a confirmação de recebimento por parte dos destinatários finais pode levar alguns dias para chegar à nós, recomendamos que você entre em contato com os beneficiários para confirmar o pagamento.”

Nubank

Nubank explica problema

Há outros relatos no Twitter sobre a falha no pagamento de boleto: “comecei a receber ligações de cobrança, atraso por culpa da NuConta”, diz um cliente. “Uma semana depois e o Nubank segue sem ter certeza se os pagamentos foram processados”, afirma outra.

Aos clientes, a empresa promete que vai compensar eventuais juros e multas: “arcaremos com os tipos de encargos mencionados decorrentes dessa oscilação”.

Em nota ao Tecnoblog, o Nubank explica que ocorreu uma falha na comunicação com os servidores nacionais de pagamento, e pede para entrar em contato com o atendimento em caso de dúvida.

Este é o comunicado na íntegra:

De forma excepcional, o pagamento de boletos específicos não foi efetuado corretamente no dia 13/04/2020, gerando atraso em seus processamentos. O problema foi causado por uma falha técnica pontual na comunicação com os servidores nacionais de pagamento.

Todos os clientes afetados já foram comunicados sobre o ocorrido, e o Nubank se compromete a ressarcir quaisquer valores necessários.

Os clientes que ainda tiverem dúvidas sobre como proceder podem entrar em contato com o Nubank através do chat, email ou telefone para receber mais esclarecimentos.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados