Início » Aplicativos e Software » Google Assistente ganha ajuste para não ser ativado por acidente

Google Assistente ganha ajuste para não ser ativado por acidente

Ajuste pode fazer uma caixa de som inteligente parar de ser ativada quando você não fala "OK Google"

André Fogaça Por

O Google Assistente começou a ser atualizado em caixas de som e telas inteligentes, entregando um controle que permite ajustar a sensibilidade do sistema para a palavra de ativação “Ok Google”. A novidade é levada em atualização do Google Home e chegará aos usuários aos poucos.

google nest mini google assistente tecnoblog

Se você tem uma caixinha de som inteligente com suporte ao Google Assistente, como a Nest Mini que é do próprio Google e foi lançada no Brasil, já percebeu que nem sempre o comando de ativação “OK Google” é entendido com clareza. Ou então o lado oposto, quando o gadget é ativado quando alguma palavra foneticamente parecida com o “OK Google” é falada, seja por você ou por alguém por perto, ou mesmo na TV – essa, comigo, acontece mais vezes.

Tentando solucionar este problema, o Google liberou uma atualização para o Google Home, app que controla toda a casa conectada e essas caixinhas também a partir de um iPhone ou Android, com uma novidade que permite ajustar a sensibilidade da parte do sistema que entende exatamente a palavra que o ativa.

O controle fica dentro dos ajustes do gadget e oferece uma barra que vai desde menos sensível, passa pela sensibilidade padrão e vai até mais sensível. Por padrão, o dispositivo estará com o marcador no meio e apenas o usuário com a conta primária que acessa o gadget poderá subir ou descer este nível.

Como praticamente todos os produtos do Google, a atualização com o novo ajuste será levada aos poucos para todos os usuários. Eu atualizei o Google Home por aqui em um Android e no iPhone, sem nenhum deles exibir a novidade.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Scaravelli (@Fabio_Scaravelli)

Muito necessária essa atualização, principalmente no smartphone, que infelizmente não é o caso aqui. Acontecem muitas ativações involuntárias, às vezes só por dizer “ok”.

Fabio Scaravelli (@Fabio_Scaravelli)

Uma coisa que tive que desativar foi o multi-idioma no Google Home normal. Deixando português e inglês era um problema, tinha era que eu dava o comando em português e a assistente achava que era em inglês e vice-versa. O sistema ainda não tem uma identificação de idioma adequada.
Acabei tendo que deixar somente português.

Leonardo Rocha Dias (@Leonardo_Rocha_Dias)

Senti falta da foto da tela mostrando a configuração como tem no artigo original do XDA:
568×1200 51.2 KB

Thiago Calazans (@calazans)

Estranho até. Porque no Assistant do smartphone, ele consegue distinguir bem os 2 idiomas.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

O Assistente ainda tem outros certos limites em relação ao Moto Voz lançado no antigo Moto X de 2013.
Para fazer ligação, por exemplo, precisa conexão com a Internet.
O Moto Voz reconhecia quando você não estava segurando o celular e se você pedia uma ligação, ele automaticamente já chamava com o viva-voz ativado. Quando a ligação era encerrada, o celular voltava à situação de repouso com tela bloqueada.
O Assistente, em alguns modelos, pede para você desbloquear a tela em outros ele desbloqueia, mas ao final da chamada a tela fica desbloqueada.
Eu às vezes faço trabalhos manuais em casa (e minhas mãos ficam sujas) e também dirijo muito. Quando eu tinha o Moto X 2013 e precisava fazer alguma ligação nessas situações eu apenas dava o comando de voz, sem nem precisar tocar no aparelho. Atualmente preciso lavar minhas mãos para bloquear a tela ao final da ligação, quando não pede para eu desbloquear no início. Ah, e tenho que dizer que a ligação tem que ser no viva-voz ao final do comando, senão tenho que desligar e ligar de novo. Não é nada prático.