Início » Aplicativos e Software » Zoom 5.0 é anunciado com melhorias de segurança e privacidade

Zoom 5.0 é anunciado com melhorias de segurança e privacidade

Entre as novidades do Zoom 5.0 estão avanços na criptografia e exigência de senhas nas reuniões

Emerson Alecrim Por

Foram tantos problemas de segurança e privacidade que parecia que o Zoom não tinha salvação. Mas o CEO do serviço prometeu corrigir as falhas em tempo hábil. A promessa vem sendo cumprida: o Zoom 5.0 foi anunciado nesta quarta-feira (22) com foco justamente nas correções de segurança.

Zoom 5.0

Uma das críticas que o Zoom recebeu diz respeito à criptografia do serviço, que não é realmente ponta a ponta, apesar de a empresa sugerir o contrário. A atualização não traz esse recurso, mas ao menos a plataforma passa a suportar criptografia AES de 256 bits GCM.

Isso significa que transmissões via Zoom Meeting, Zoom Video Webinar e Zoom Phone, por exemplo, agora estão um pouco mais protegidas contra invasões e interceptações de dados.

Entre clientes corporativos, existe a preocupação de dados serem capturados ou reuniões monitoradas quando o tráfego da transmissão passar por servidores do Zoom na China. Essa é uma das razões para o Zoom 5.0 permitir que os administradores escolham por quais datacenters suas transmissões poderão trafegar.

Outra novidade é a ativação por padrão de senhas para a maioria dos clientes, medida que já vinha sendo tomada para combater o zoombombing, nome dado às invasões de reuniões desprotegidas (uma delas, no Brasil, exibiu fotos de Hitler no meio da transmissão).

No caso de contas corporativas, os administradores poderão até definir parâmetros de complexidade de senha, como exigir uso de caracteres especiais e mistura de letras com números.

allie-smith-Zoom-unsplash

Já a função de sala de espera passa a ser ativada por padrão, mesmo em contas básicas ou profissionais de licença única. Com ela, o organizador pode manter participantes em uma espécie de sala virtual antes de eles entrarem em uma transmissão. O recurso permite que pessoas não autorizadas sejam identificadas e tenham seu acesso à reunião barrado.

Outras novidades incluem a disponibilização de um atalho que dá acesso aos principais recursos de segurança, compartilhamento seguro de contatos e o aprimoramento do painel de controle para administradores.

Ainda há problemas para serem resolvidos, mas este lançamento é apenas parte de um plano que visa reformular todos os principais aspectos de segurança e privacidade da plataforma. Para tanto, os desenvolvedores ficarão focados nesse objetivo por 90 dias (cerca de 20 dias já se passaram), o que significa que, durante esse período, funcionalidades novas não deverão ser anunciadas.

O Zoom 5.0 vai ser liberado em breve. O download poderá ser feito no site do serviço.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Maciel (@pymaciel)

A verdade é que os caras foram pegos de calça curta com o aumento de usuários durante a pandemia. Finalmente estão se mexendo para resolver as coisas.

Dourado (@Dourado)

verdade, se não acontecesse isso, iria ficar assim para sempre

Jhonny (@jokalokao)

De qualquer forma, se fosse outra empresa iria demorar uma eternidade pra arrumar. Eles até estão se mexendo rápido.

Ah, e também o serviço oferecido a empresas é um pouco diferente e conta com mais formas de proteção. Tem empresas grandes adquirindo o zoom nesse momento por conta disso.