Uber dobra gorjeta a motoristas e lança Direct no Brasil

Não existe limite para a gorjeta e ela não é tarifada, chegando integralmente ao motorista parceiro

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber motorista

A Uber divulgou nesta quarta-feira (22) que vai dobrar a gorjeta que os usuários podem oferecer aos motoristas parceiros da plataforma. A ação vai durar até o dia 6 de maio e chega junto do Uber Direct, novo serviço de entrega focado para itens de mercado, farmácias e pet shops para outras empresas.

A gorjeta extra será oferecida para o valor que já pode ser entregue ao final da viagem. A Uber diz que replicará a quantia doada, o que faz uma gorjeta paga de R$ 10 chegar em R$ 20 para o motorista, sem limite para o valor. O valor oferecido neste campo é completamente repassado ao motorista, sem qualquer cobrança de taxa pelo aplicativo.

Corridas já realizadas nos últimos 90 dias também entram na ação, bastando entrar no aplicativo, abrir o menu do canto esquerdo, tocar em Suas viagens, selecionar a corrida e depois tocar em “Dar um valor extra”.

A “caixinha dobrada” já está disponível em todas as cidades onde a empresa opera no Brasil e vale para todas as categorias de veículos para passageiros – isso significa que entregas do Uber Eats não fazem parte do programa. A única exceção é para o pagamento em dinheiro. A ação acontece até o dia 6 do mês que vem.

Uber doa corridas para doadores de plasma sanguíneo

No mesmo anúncio, a Uber divulgou uma parceria com o Hemorio, onde oferecerá corridas gratuitas para qualquer pessoa curada da COVID-19 e que esteja disposta a doar o plasma sanguíneo. O plasma, parte que não é vermelha do sangue e é onde ficam os anticorpos, é utilizado em pesquisas para comprovar a eficácia da transferência destes anticorpos para pacientes ainda afetados pela doença.

A doação da corrida precisa ser feita em até 14 dias após a comprovação da cura da COVID-19. A pessoa então precisa ligar para o Hemorio e agendar a coleta do plasma sanguíneo. O hemocentro oferecerá um código para que um motorista da plataforma busque o doador, sem qualquer custo.

A iniciativa já aconteceu nas seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Fortaleza, Teresina, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Maringá, Manaus, Belém, Natal, Vitória e Florianópolis.

Uber Direct, para produtos

Por fim, o Uber Direct foi lançado oficialmente no Brasil. Ele é um serviço de entrega de mercadorias de estabelecimentos para outras empresas que já utilizam a conta corporativa da Uber. As primeiras entregas que utilizam o Uber Direct foram feitas a partir do KFC para unidades da rede pública de saúde de São Paulo.

Para clientes como nós, o Uber Eats encaixa neste nicho e recentemente passou a entregar compras de farmácias, lojas de conveniência e pet shops.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados