Macs com processadores ARM baseados no iPhone devem chegar em 2021

Apple planeja Macs e MacBooks sem Intel: eles podem trazer um chip baseado no Apple A14 Bionic, dos próximos iPhones

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 meses
MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O rumor da mudança de arquitetura dos Macs está de volta com informações mais completas: de acordo com a Bloomberg, os primeiros computadores da Apple com processadores ARM estão planejados para chegarem ao mercado em 2021. Eles teriam um chip baseado no Apple A14 Bionic, que também deverá equipar os próximos iPhones.

A transição do Intel x86 para o ARM não é um rumor novo: essa especulação existe desde 2017, quando era esperado que a Apple incluísse um chip próprio nos Macs para certas tarefas, o que de fato aconteceu. Em 2018, o analista Ming-Chi Kuo, conhecido por ter um bom histórico de acertos, já afirmava que o primeiro Mac com processador ARM chegaria “em 2020 ou 2021”, como forma de aumentar as margens de lucro da Apple e não depender mais do cronograma de lançamentos da Intel.

Segundo as fontes da Bloomberg, a Apple “está se preparando para lançar pelo menos um Mac com seu chip próprio no ano que vem”. O processador seria fabricado pela TSMC, que já é responsável pela produção dos chips para iPhones e iPads, em um processo de 5 nanômetros, o mesmo que deverá ser utilizado nos próximos celulares da Apple.

MacBook Pro (16 polegadas)


O veículo acrescenta que a empresa de Tim Cook está desenvolvendo três versões de processadores para Mac, sendo que primeiro deles seria muito mais potente que os presentes nos iPhones e iPads. O chip seria formado por oito núcleos de alto desempenho, batizados de Firestorm, além de “pelo menos” quatro núcleos com foco em eficiência energética, chamados internamente de Icestorm.

A Apple também deve criar chips mais poderosos para o resto de sua linha de Macs: ela planeja processadores com mais de 12 núcleos para o futuro e, “em alguns Macs, a Apple vai dobrar ou quadruplicar o número de núcleos que a Intel oferece”. Ainda assim, a transição deverá ser gradual e complexa, já que a crise do coronavírus deve atrasar a produção dos chips e os primeiros modelos não devem competir com os Intel de alto desempenho dos MacBooks Pro, iMacs e iMacs Pro.

MacBook Pro (16 polegadas)

Os novos Macs ainda devem rodar o macOS e a segunda geração dos chips ARM já estaria sendo projetada, indicando que a Apple deve sincronizar Macs, iPhones e iPads no mesmo ciclo de lançamento de processadores. Isso porque a empresa trabalha no projeto, chamado de Kalamata, há anos: uma versão para Macs do Apple A12X Bionic, originalmente criado para o iPad Pro, foi criada e deu confiança aos engenheiros da companhia.

Esta seria a primeira grande mudança nos chips dos Macs em 15 anos. Em 2005, após anos de especulações da imprensa, a Apple anunciou que passaria a utilizar processadores da Intel nos Macs e MacBooks, abandonando a arquitetura PowerPC. No final de 2006, toda a linha de desktops, notebooks e servidores já havia sido migrada para x86 e, em outubro de 2007, a Apple lançou o último Mac OS X com suporte ao PowerPC, o 10.5 Leopard.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados